05 NOV 2021
A partir desta sexta-feira (5) até domingo (7), o Colégio Cei – Romualdo e Roberto Freire irá promover o Fetac (Festival de Teatro Amador), que alcança 23 edições. Sob a direção da professora, cineasta e dramaturga Ruth Freire, o festival será realizado na própria escola, no CAC - Centro de Atividades Culturais (com todos os cuidados de biossegurança), e contará com peças teatrais escritas e dirigidas pela professora Ruth e apresentadas pelas turmas de teatro, formadas pelos alunos. A última edição presencial do festival ocorreu em 2019. Em 2020, com as dificuldades de enseio em razão da pandemia do Coronavírus, não foi possível a realização. Com a retomada das aulas presenciais em 2021, foi possível retomar os ensaios e a 22ª edição ocorreu em modalidade virtual, em junho deste ano.
Em sua trajetória de 49 anos, a escola vem desenvolvendo a Educação Básica sempre incluindo as práticas artísticas, entre elas o exercício da arte cênica. Em 1999 foi formalmente criado um grupo de teatro e, naquele mesmo ano, foi realizado o I Fetac do CEI.
Programação
Sexta-feira (5) – 19h
S.O.S BRASIL (Juvenil)
Em um musical em que o enredo retrata as várias situações que acontecem diariamente nas esquinas do Brasil, os alunos do CEI dão o seu recado, mostrando que, mesmo diante da frequente e suposta “normalidade” da barbárie urbana, não estão “cegos” e nem banalizam os inúmeros problemas existentes em nossa sociedade. A peça é um ‘grito de socorro’ contra a violência, a opressão, o descaso, a injustiça, o preconceito e desigualdade social. Direção musical de Liana Gomes Monteiro.
Sábado (6) – 18h30
O Rouxinol (Infantil)
Enredo adaptado de uma fábula de Hans Christian Andersen, “O Imperador e o Rouxinol". A história conta sobre um jovem imperador chinês, que passa seus dias no palácio, entediado e triste, até o dia em que descobre um rouxinol morando em seu jardim. Logo em seguida, o jovem imperador é presenteado com um rouxinol mecânico, todo em ouro, uma jóia preciosa. A partir daí, a opulência e o brilho do rouxinol dourado passam a ‘impedir’ o jovem de ver as belezas mais profundas ao seu redor, que estão geralmente nas coisas simples, como no rouxinol vivo, que ele passa a rejeitar. O texto leva a uma profunda reflexão, de que o ser humano não pode dominar a natureza e seus mistérios.
Domingo (7) – 17h30
Um Sonho Doce (Infantil)
O enredo da peça conta a história de uma incrível menina, que sonha com uma vida fora do seu horrível orfanato. Clara só pensa ajudar sua irmã e colegas a se livrarem dos maus tratos da excêntrica diretora do orfanato e suas sobrinhas. E para aliviar toda a sua dor, ela sonha com um doce mundo de fantasia.
Mais
O XXIII Fetac tem direção, sonoplastia e figurino de Ruth Freire e iluminação e sonorização de Castelo Casado. Os ingressos estão à venda na secretaria de cada unidade com o valor único de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
Professora Ruth Freire
Autor(a): Redação