23 JUL 2024
Neste terceiro governo, Lula decidiu dizer abertamente que quer tirar o quanto puder do bolso do brasileiro que investe e que efetivamente trabalha.
Senão, vejamos:
No evento de 10 anos de atividades do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri (SP), nesta terça-feira (23), o presidente-petista disse que a cobrança de imposto no Brasil não incentiva doações de patrimônio para áreas como a educação.
Discorreu: “Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga se imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida para herdeiros, 40% era para imposto”.
Pois bem!
A alíquota do imposto sobre herança no Brasil varia de acordo com a unidade da federação, com limite máximo de 8%. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota única aplicada é de 4%. Nos Estados Unidos, a taxa também varia e pode chegar a 40%, segundo a CNN.
A emissora lembra que na Câmara dos Deputados, “o segundo grupo de trabalho sobre a regulamentação da reforma tributária propôs a cobrança de imposto sobre herança de previdência privada complementar, medida que havia sido descartada pelo governo anteriormente. O texto prevê a tributação do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre planos de previdência privada, incluindo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)”.
É.
Autor(a): BZN