Saúde

A fisioterapia no diagnóstico de problemas que causam dor e incapacidades

13 OUT 2023

Foto: Divulgação

Hoje, 13 de outubro, é comemorado o Dia do Fisioterapeuta. O profissional, que antes tinha a sua função muito ligada apenas a aplicação de terapias, como um complemento a diversos tipos de tratamentos, hoje, pode fazer muito mais. A Fisioterapia evoluiu enquanto ciência com métodos e técnicas para diagnóstico e tratamento, com evidências fortes de eficácia. O fisioterapeuta pode ser o profissional de primeira escolha dos pacientes para diagnóstico relacionado a dores. 

Mas aqui vale um esclarecimento. O fisioterapeuta não faz diagnóstico de doenças e, sim, de alterações da funcionalidade (disfunções), que como o nome diz, identifica as anormalidades do funcionamento dos nossos sistemas fisiológicos, que podem justificar dores e incapacidades físicas. “E ao suspeitar que o problema do paciente se trata de alguma doença, deve encaminhá-lo ao médico competente para o diagnóstico e tratamento adequado”, complementou o fisioterapeuta Jorge Ivan Nogueira, do Centro Vitta. 

Muitas são as técnicas e métodos utilizados, tanto para diagnóstico como para tratamento. No caso das disfunções musculoesqueléticas, os métodos mais comuns e eficazes são a Osteopatia, Método Maitland e o Método McKenzie. Esses são exclusivos da fisioterapia. 

“O Método McKenzie, que nós aplicamos no Centro Vitta, é um sistema de diagnóstico e tratamento para dor mecânica, aquela que é provocada ou melhorada a partir de movimentos. É uma abordagem usada por profissionais e pacientes no mundo inteiro para problemas de coluna, pescoço e extremidades”, explicou. 

O profissional, com mais de 20 anos de experiência, deixa um recado importante em relação à escolha de um bom fisioterapeuta. “Se por acaso alguém vai a um profissional da fisioterapia que não faz anamnese e exame físico e, quando necessário, interpretação de exames complementares, estará fazendo, certamente, um tratamento genérico e sem eficácia. É importante que o paciente tenha esse cuidado ao escolher o fisioterapeuta com quem vai fazer seu tratamento”. 

Sobre o Centro Vitta

Referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor, o Centro Vitta conta com uma equipe composta por fisioterapeutas, médicos e profissionais da Educação Física. Na clínica, além de métodos para reestabelecer as capacidades funcionais de quem sente dor, o paciente ainda encontra serviços como Pilates Clínico, Treinamento Funcional Clínico Integrado e Musculação, com profissionais de Fisioterapia e Educação Física capacitados e treinados para não somente reabilitar, como também fazer a profilaxia das lesões musculoesqueléticas.

Autor(a): BZN



últimas notícias