Turismo

A pérola do Minho! Conheça Viana do Castelo, uma das mais belas cidades portuguesas

19 SET 2020

Foto: Instagram @duartemoura

Publicações internacionais a listam como “joia da Costa Verde” - região costeira que abrange todo o litoral setentrional de Portugal.

Também banhada pelo lindo Rio Lima. Assim é Viana do Castelo, ao norte do país. Uma vila que foi elevada à cidade em 1848.

O nome remete à lenda de um imenso castelo de beleza admirada pelos moradores todos os dias. Até que alguns juravam que viam vez e outra uma linda princesa numa das janelas do castelo, de olhos claros e cabelos compridos e loiros com duas tranças.

Quando percebia que estava sendo observada, escondia-se. Assim, era um privilégio vê-la. E quem via, comentava: “Eu vi Ana no Castelo!”. E assim se originou o nome da cidade.

Lugar de história e prática de esportes náuticos, diante da proximidade com o rio e o mar. Também famosa por seus bordados e cerâmica.

Distante a cerca de 75 km do Porto, atrai visitantes também por seus monumentos, gastronomia, festas populares e religiosas. Sem falar na vista para um espetacular pôr-do-sol!

Para conhecer 

São muitos encantos. Comece pelo Santuário de Santa Luzia (foto ao lado), de arquitetura neorromânica e neogótica, no alto do Monte de Santa Luzia. Obra iniciada em 1904 e concluída em 1959, por iniciativa da Confraria de Santa Luzia. Lugar que desde junho de 2014 conta com um anfiteatro no Jardim das Tílias. Em  2018, ganhou  um museu e um albergue de peregrinos.

O Museu Municipal de Artes Decorativas guarda a mais completa e rica coleção de cerâmicas portuguesas.

A bela Igreja do Convento de São Domingos é  monumento nacional, desde 1910. Foi construída na segunda metade do século XVI.

A Capela de Nossa Senhora da Agonia guarda influências do estilo arquitetônico barroco luso-brasileiro, construída no século XVIII. A torre (1868) foi construída afastada do corpo da capela.

Chegue ao Forte de Santiago da Barra, datado do século XVI, com características da arquitetura manuelina.

O Navio-Hospital Gil Eannes, hoje museu, edificado em 1955, apoiou durante décadas a frota pesqueira de bacalhau portuguesa que operava nas margens da Terra Nova e da Gronelândia. Na saída, um vídeo exibe como o bacalhau era pescado e como os pescadores sofriam para levar o peixe para Portugal.

Tem também a Casa dos Nichos, construída no século XV, hoje  museu que preserva parte do espólio arqueológico do concelho, da Pré-história à Idade do Ferro e Romanização.

A Sé Catedral data do século XV, com traços do estilo gótico. Em 1977, o papa Paulo VI autorizou a constituição da diocese de Viana, o que elevou a Igreja Matriz à Sé Catedral. Encante-se com o Jardim da Marginal, observe a Estátua de Viana e a Ponte Eiffel.

Idem a Casa dos Costa Barros, construída no século XVI. Pertencente à mesma família desde 1765.

Passei pela Praça da República, espaço de comércio e lazer. Lugar que exibe três monumentos nacionais: o Chafariz, os Antigos Paços do Concelho e o Edifício da Misericórdia, todos do século XVI. E, claro, entre na Igreja da Misericórdia para conferir seus belos painéis de azulejos.

No centro histórico tem o Museu do Traje, no antigo edifício do Banco de Portugal, que abriga os trajes tradicionais de Viana.

Por trás do museu fica a tradicional Pastelaria e Confeitaria Manuel Natário, famosa pelas bolas-de-berlim, o doce que seduziu Jorge Amado.

Siga para o Palácio dos Távoras, do século XVI. Não é permitido visitar o interior, mas vale admirar a bela fachada e suas lindas portas manuelinas.

Conhecida como “cidade velha”, a Citânia de Santa Luzi é uma das mais importantes para o estudo da romanização minhota.

Siga para os Moinhos de Montedor, construídos no século XIX, feitos com velas trapezoidais de madeira, um tipo comum na costa norte.

Tem o Farol de Montedor, edificado em 1910, com arquitetura civil de planta em U e a entrada virada a norte com a torre no centro, com vista de 360°.

O Santuário da Nossa Senhora do Minho fica no alto da Serra d’Arga, onde acontece a famosa romaria minhota. Lugar de bonitas vistas. Vale uma parada no Restaurante Caçana. Além de tapas portuguesas, aprecie o pôr-do-sol.

A Capela de São Silvestre tem vista perfeita sobre o Rio Lima e a cidade de Viana do Castelo.

De praias

A Praia do Carreço tem várias formações geológicas. Lugar onde se vê algumas espécies de aves como os corvos marinhos de crista.

A Praia Norte tem piscinas naturais e alguns cafés com vistas panorâmicas. Vale um passeio até ao Forte da Areosa.

A Praia de Afife encanta com sua água azul, areia fina e dunas repletas de fauna e flora. Além do Rio Afife.

Em Afife pode-se ir até à Capela de Santo António, que fica num miradouro com vista bela.

A Praia do Cabedelo é a primeira a sul do Rio Lima, lugar onde se encontra a prática de windsurf e outros esportos náuticos. A sul do pontão, tem uma segunda praia com dunas e águas límpidas. A cerca de 7 km mais a sul, chegue à Praia da Amorosa, com dunas e muitas rochas. Lugar de mexilhões, camarão, caranguejo, estrelas-do-mar e peixes pequenos.

Uau!

A Cascata do Pincho, na aldeia da Montaria, a cerca de 20 km de Viana do Castelo, é demais.

E tem muito mais nessa linda e incrível cidade portuguesa. Com certeza!

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias