Mundo

Encontradas as 4 crianças desaparecidas após queda de avião na Colômbia há 40 dias

09 JUN 2023

Foto: Twitter das Forças Militares da Colômbia

Comemorou o presidente colombiano, Gustavo Petro, no Twitter:


- Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas.


Que glória!

Também comemorou o general Helder Giraldo, comandante das Forças Militares da Colômbia:


- A união de esforços possibilitou essa alegria para a Colômbia Glória aos soldados do @FuerzasMilCol , às comunidades e instituições indígenas que fizeram parte do #OperaciónEsperanza”


As quatro crianças, desaparecidas desde a queda de um avião na Colômbia, há 40 dias, foram encontradas com vida nesta sexta-feira (9).


Elas pertencem à etnia indígena uitoto e são irmãs, de idades: 13, 9, 4 anos e um  bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva. A mãe e mais dois adultos morreram no acidente, ocorrido em 1° de maio.


Todos estão sob cuidados médicos.


O jornal El Colombiano relata que as crianças foram encontradas após o desaparecimento de Wilson, um dos cães que participavam da operação.


O cachorro sumiu esta semana durante os trabalhos de busca. As equipes de resgate, então, observaram no chão pegadas dele ao lado de pegadas humanas como as de uma criança, indicando que Wilson tinha localizado as crianças e estava com elas. E assim ocorreu.


O acidente aconteceu no dia 1º de maio. A aeronave que voava entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana, apresentou falha, informada pelo piloto, e desapareceu dos radares.

No início das buscas, os corpos dos três adultos foram encontrados e as quatro crianças desaparecidas. 


O general Giraldo não descartou a possibilidade de as crianças terem sido sequestradas por guerrilheiros.


As crianças se afastaram do local do acidente pela mata. A equipe de resgate encontrou pelo caminho fraldas, mamadeira, tesoura, um maracujá mordido, além de pegadas de criança.


Isso só pode ser bênção. 






Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias