Turismo

Abaixo-assinado contra cadastro obrigatório de turistas e locadores de imóveis na PC

14 DEZ 2019

Foto: Perfil Twitter do deputado

Corre na Avaaz, rede de mobilização mundial pela internet, abaixo-assinado contra o projeto  de lei 1316/2019, de autoria do deputado estadual carioca Carlo Caiado (DEM), que torna obrigatório o cadastro para turistas e locadores por temporada via plataformas digitais Rio de Janeiro. 

O registro deverá ser efetuado pelos proprietários dos imóveis em um site da Polícia Civil, que armazenará dados pessoais de hóspedes e anfitriões,tipo documentos, endereço, telefone, e-mail, e datas de chegada e saída no estado, para cada reserva efetuada.

Aos seus associados e clientes, o aplicativo Airbnb, por exemplo, está enviando e-mail solicitando a assinatura do abaixo-assinado contra o projeto que tramita na Assembleia Legislativa do RJ. As plataformas de aluguéis por temporada consideram que o "projeto viola a privacidade dos viajantes que visitam a região e o direito de propriedade dos cidadãos fluminenses que alugam seus imóveis para obter uma renda extra, impedindo que estes sigam colaborando para o desenvolvimento e democratização do turismo em todo o estado do Rio de Janeiro".

Nas redes sociais frepercute a hashtag #TurismoNãoÉCrime.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias