Cultura

ABIH-RN faz balanço positivo sobre o destino na Feira de Turismo da Holanda

16 JAN 2019

“A feira teve um resultado bastante positivo e promissor, este já é o segundo ano que a ABIH participa. No primeiro ano, em 2018, numa parceria da ABIH-RN com as prefeituras de Tibau do Sul e  Maxaranguape, fizemos um stand que foi bastante visitado, foi um ano mais de apresentação do destino, e que visava dar andamento ao processo de parceria com a CORENDON, que tinha iniciado ainda em 2017, e, com isso, ser possível conhecer o mecanismo de funcionamento e entender melhor o mercado holandês, cujo interesse pelo nosso destino tem sido de famílias com crianças e de casais recém casados e idosos. Esse ano, além da importante parceria com o Governo do RN, através da Secretaria de Turismo / Emprotur, o qual patrocinou o stand com recursos do Governo Cidadão, contamos também com a parceria do Prefeitura de Natal e da Fecomércio, além de vários hoteleiros que se fizeram presentes, inclusive com representantes no mercado europeu, que foram à feira dá apoio na divulgação do destino. Felizmente conseguimos fechar a parceria com a CORENDON para termos, a partir de novembro de 2019, dois voos semanais da Holanda, cujas ações de marketing contarão com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal. Assim, encerramos a feira com um resultado bastante positivo em termos de divulgação, promoção e resultado prático, e espero, no ano que vem, tenhamos mais apoio para continuar esse importante trabalho” destacou José Odécio.

Além do presidente da ABIH-RN, José Odécio, este ano se fizeram presentes na Feira, além de hoteleiros e representantes de hotéis, o prefeito de Natal, Álvaro Dias; a secretária de Turismo do Estado, Ana Maria da Costa; o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; o diretor da ABIH-RN, Manuel Andrade;  o prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo, e a secretária de turismo de Tibau do Sul, Beth Bauchwitz, uma comitiva potiguar com quase 20 pessoas.

O voo da CORENDON terá início em novembro de 2019, e segue, a princípio, até abril de 2020. “Estima-se que o gasto diário do turista europeu seja de 200 euros, o que representará uma movimentação de mais de 58 milhões de reais na nossa economia durante o período da operação”, acrescentou José Odécio.

Para inserir o Rio Grande do Norte no mercado da Holanda e Bélgica, a CORENDON irá investir mais de 1 milhão de euros, dos quais o Governo do Estado investirá 200 mil dólares, e, a Prefeitura do Natal, 100 mil dólares, como contrapartida. De sua parte, a iniciativa privada, além de ter feito todos os contatos, está entrando com tarifas diferenciadas como forma de viabilizar a parceria.

José Odécio ressaltou ainda a importância das parcerias para a promoção do destino, “inserir o RN em um mercado internacional, em um mercado novo, requer, além da presença, muita persistência e a união das entidades privadas e dos entes públicos, além da parceria com uma operadora local, no caso, a CORENDON. Dessa forma, pouco a pouco o destino vai se fortalecendo e abrindo novos mercados. Daí a importância do RN se fazer presente em feiras nacionais e internacionais, e isso está sendo possível graças a essa união que estamos promovendo entre a ABIH-RN com o Governo do Estado, através da Setur/Emprotur/Governo Cidadão, Prefeitura do Natal e Fecomércio, além das prefeituras de Tibau do Sul e de Maxaranguape, e aqui faço um convite às demais prefeituras para também participarem desse processo de integração para o fortalecimento do turismo potiguar “.

Durante a feira, a comitiva potiguar foi recebida no stand da CORENDON, pelo presidente e proprietário da operadora, Atilay Uslu, pelo CEO, Steven Van Der Heijden e diretores, além do gerente de produtos e negócios da Corendon, Sjoerd de Kort.

A feira de turismo Vakantibeurs, em Utrech, na Holanda foi realizada de 9 a 13 de janeiro, este ano reuniu mais de 300 expositores e recebeu mais de 20 mil visitantes.

O encontro é voltado para o público final e profissionais do setor de turismo. É a oportunidade do público eleger o destino das suas próximas férias. O mundo inteiro se encontra no evento, experiências gastronômicas, consultoria especializada  e informações gerais de destinos são apresentadas. O público conhece novos destinos e novas culturas. É uma verdadeira volta ao mundo durante os dias de feira, uma excelente oportunidade de promover e divulgar o turismo do nosso Rio Grande do Norte.



últimas notícias