Esportes

Academia investe em capacitações e treinamentos para profissionais de educação física em Natal

17 ABR 2024

Foto: Divulgação

No dinâmico universo da saúde e do condicionamento físico, os profissionais de educação física desempenham um papel fundamental na orientação, motivação e segurança dos frequentadores das academias. Para oferecer um serviço de excelência e estar apto a lidar com as constantes mudanças e exigências do mercado, é essencial que esses profissionais invistam em treinamentos e capacitações contínuas. Pensando nisso, a Bodytech Tirol, em Natal, realizou um treinamento com 18 profissionais, entre instrutores e estagiários, e abordou uma das mais procuradas modalidades esportivas da academia, o indoor cycle.

“Tentamos abordar de forma simples e objetiva os pontos que determinam uma aula de indoor cycle, como ajuste correto da bicicleta, cadência característica de cada treino e percentual por zona de treino, fazendo com que os profissionais se familiarizassem com a modalidade, e acreditamos que esse entendimento foi alcançado. Depois da parte teórica realizamos uma aula prática e todos se saíram muito bem”, conta Emmanuel Lacerda, um dos professores responsáveis pelo treinamento.

De acordo com Thiago Siqueira, coordenador fitness da Bodytech Tirol, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente, periodicamente são realizados treinamentos específicos, de acordo com cada setor. Além disso, os treinamentos contínuos permitem que os profissionais estejam atualizados em relação às normas de segurança e primeiros socorros, garantindo um ambiente seguro para os alunos.

Para Ednham Pinheiro, profissional de educação física e professor na academia, os treinamentos ampliaram seu repertório de exercícios, permitindo a sua adaptação a diferentes perfis de alunos e a possibilidade de uma melhor personalização de atendimento. ”Desde que passei a fazer parte da Bodytech Tirol, já participei de vários treinamentos, dentre eles, curso de primeiros socorros, atendimento ao cliente, cursos sobre conteúdo técnico de treinamento esportivo, saúde, emagrecimento e muito mais”, pontua.

No salão de musculação, Laiane Saldanha atua como estagiária há dez meses e já participou de diversos momentos como esse. “Participei de diversos treinamentos ao longo da minha jornada na Bodytech, incluindo emergências clínicas, capacitação em musculação e recentemente essa do indoor cycle. Nesse em específico, aprendi desde ajustar a bicicleta até técnicas de atendimento da academia, identificar necessidades, corrigir técnicas e elogiar progressos. Também aprendi sobre variáveis de treinamento para ciclismo indoor, como manter a intensidade das aulas entre 60% e 90% do limiar funcional de potência (FTP) e 60-80 rotações por minuto (RPM). Entendi como manter as aulas interessantes ao ajustar a carga para evitar monotonia. Sinto-me imensamente grata por ter a oportunidade diária de aprender com os professores e os diversos cursos oferecidos pela academia. Aqui, cada dia é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, finaliza Laiane.

A segunda parte do treinamento de indoor cycle já tem data marcada para a próxima sexta-feira (26), e promete trazer novas informações sobre a modalidade e sobre a qualidade do serviço oferecido, capacidade de inovação e habilidade de adaptar-se às necessidades em evolução dos diversos perfis de clientes.

Autor(a): BZN



últimas notícias