Saúde

Ação da Liga em alusão ao Novembro Azul é aberta no Midway Mall

24 NOV 2023

Foto: Instagram @ligacontraocancer

A ação da Liga Contra o Câncer em alusão ao Novembro Azul foi aberta na tarde desta sexta-feira (24), no Midway Mall. O espaço, montado no terceiro piso do shopping, próximo a loja Camicado, vai funcionar das 14h às 20h e conta com equipes de saúde tirando dúvidas sobre o fluxo de atendimento, palestras sobre o tema e aplicação de vacinas contra HPV para meninos e meninas entre 9 e 14 anos.

Além disso, no sábado e domingo, equipes de urologistas e oncologistas clínicos farão triagem de pacientes previamente agendados e entrega de vouchers para exames PSA gratuitos no DNA Center. "Essa ação é muito importante para promovermos a conscientização, que é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que aumenta as chances de cura", disse o médico Roberto Sales, superintendente da Liga, durante a abertura. 

O médico Maciel Matias, gerente de projetos da Liga, destacou que ainda há um estigma contra o exame de toque, que pode identificar o tumor em seu estágio inicial. "É um um exame rápido e simples de ser feito e que pode dar chance a nós, homens, de termos um diagnóstico precoce. O câncer de próstata é uma doença que progride lentamente e pode matar", afirmou.

Nos três dias de ação, além dos serviços de saúde, também serão distribuídos 200 vouchers para alinhamento de direção e limpeza de ar condicionado na Multicar e Sax in The House fará um pocket show no sábado, às 18h.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o fim de 2023 o RN terá registrado 1.450 novos casos de câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele e, em todo o país, são estimados 72 mil diagnósticos por ano no triênio entre 2023 e 2025.

Autor(a): BZN



últimas notícias