02 MAR 2020
Estatística do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do RN (Cerest) indica aumento de 25% no número de acidentes e doenças decorrentes do trabalho entre 2016 e 2019. Subiu de 1508 para 1897. As notificações foram registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no RN.
Os números apresentados apontam para aumento de notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho. O RN é o estado que mais notifica esse tipo transtorno. E é o terceiro no país que mais notifica câncer ocupacional.
Os números no decorrer de 2019 devem ser fechados dia 15 de março, segundo Kelly Lima, subcoordenadora do Cerest Estadual, durante reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CISST), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Na ocasião, foram discutidas as atividades programadas para 2020 e o planejamento de ações em defesa da saúde do trabalhador na campanha Abril Verde, que anualmente é dedicada à conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Autor(a): Eliana Lima