Mundo

Ações do Tinkoff Bank despencam 90% e o russo Oleg Tinkov perde cerca de US$ 5 bilhões

02 MAR 2022

Foto: Instagram

Fundador do Tinkoff Bank, o empresário russo Oleg Tinkov viu as ações do seu banco digital despencaram 90% na bolsa de valores londrina, desde o início do ataque da Rússia contra a Ucrânia, na quinta-feira (24).


Significa uma perda de quase US$ 5 bilhões.


Certo que as sanções sobre a economia russa durante a invasão impactaram na desvalorização da empresa dele, mas Tinkov, um dos homens mais ricos da Rússia, passou maus bocados em março de 2020, quando foi preso pelos EUA, em Londres, por evasão fiscal. 


O então bilionário aceitou acordo com o depatamento de Justiça norte-americano e pagou multa de 509 milhões de dólares. Um mês depois, ele deixou a presidência do banco por causa de um quadro grave de leucemia.


O nome de Oleg já apareceu em lista dos EUA com os políticos e oligarcas que gozam de laços fortes com o Kremlin, junto a Roman Abramovich, dono do Chelsea, e Alisher Usmanov, acionista do Arsenal.


Em tempo


Oleg, entretanto, foi também um dos super ricos russos que criticaram a invasão da Ucrânia.


No Instagram, postou no perfil da sua fundação:


- Pessoas inocentes estão morrendo na Ucrânia agora, todo dia, isso é inacreditável e inaceitável! Nações deveriam investir dinheiro no tratamento de pessoas, na pesquisa para derrotar o câncer, e não em guerra.



Em tempo 2


A guerra atingiu em cheio as contas bancárias dos 21 mais ricos da Rússia.


Juntos, apenas no primeiro dia de invasão, eles perderam 36 milhões de dólares, diante de sanções decididas por países ocidentais, segundo o Índice Bloomberg.


A bolsa de Moscou deixou de operar para conter perdas, mas vários dos multimilionários russos têm negócios em bolsas estrangeiras.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias