05 JUL 2025
A Polícia Nacional da Colômbia prendeu neste sábado (5) um homem acusado de organizar o atentado contra o senador e pré-candidato à presidência Miguel Uribe, ocorrido há quase um mês durante um comício político em Bogotá. A prisão marca o quinto detido na investigação do caso.
Identificado como Elder José Arteaga, conhecido como "El Costeño", o suspeito foi capturado em um bairro do oeste da capital colombiana, onde estava escondido. Segundo o diretor da Polícia Nacional, general Carlos Fernando Triana, Arteaga teria coordenado o atentado, que foi executado por um adolescente de 15 anos.
"El Costeño é um criminoso com mais de duas décadas de antecedentes, que organizou e participou da execução do ataque. Ele cuidou do antes, do durante e do depois da ação criminosa", afirmou Triana em coletiva de imprensa. Segundo ele, a prisão é um passo importante para a identificação dos mandantes do atentado.
A procuradora Deicy Jaramillo Rivera, da Delegacia de Segurança Territorial, confirmou que Arteaga teria sido o responsável por fornecer a arma ao menor que efetuou os disparos. Ele responderá por tentativa de homicídio qualificado, tráfico e porte ilegal de armas, associação criminosa e uso de menores em atividades ilícitas.
Contra Arteaga havia um alerta vermelho emitido pela Interpol. Até o momento, a defesa do acusado não se manifestou.
Miguel Uribe, de 39 anos, é filiado ao partido de oposição Centro Democrático e permanece hospitalizado em estado grave, com prognóstico neurológico reservado. O senador passou por múltiplas cirurgias desde o atentado.
Autor(a): BZN