Polícia

Adepol cobra curso de formação para concursados da PC

24 MAR 2022

Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte tem menor efetivo em 15. O fato é ainda mais grave quando se pensa no aumento da população, no crescimento do poder da criminalidade e na dificuldade do poder publico em se realizar novos concursos para as forças de segurança. 

De acordo com um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2007 o RN contava com 1385 policiais civis e atualmente conta com 1279. Uma redução de 7,65%. Em números absolutos, o estado tem o menor efetivo do Nordeste, e em nível nacional, ganha somente do Acre (778 policiais civis), Roraima (800) e Amapá (1104). E a situação ainda deve piorar, já que atualmente 146 servidores estão aptos para a aposentadoria. 

Atualmente 301 pessoas aprovadas no último concurso da Polícia civil aguardam o chamado para iniciarem o curso de formação. Assim que forem nomeados poderão colaborar nos trabalhos investigativos de delegacias de todo o estado. 

"Havia uma previsão de início do curso de formação em maio, mas até agora não houve definição de local, convocação dos instrutores e divulgação de calendário. A formação e nomeação desses policiais é urgente, pois a polícia investigativa não pode continuar como está, com um policial fazendo o trabalho de cinco", frisou a delegada Tais Aires, presidente da Associação dos delegados de Polícia Civil do RN

Importante ressaltar ainda que o numero de policiais que serão chamados agora não representa nem de longe a atual necessidade da força. O déficit de servidores da Polícia Civil hoje é de aproximadamente 75%, número que deve aumentar com as novas aposentadorias.

Autor(a): Redação



últimas notícias