19 SET 2025
O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Tóquio, nesta sexta-feira (19).
O paulista completou a prova em 46s84, após esbarrar na primeira barreira, mas se recuperar ao longo do percurso. O ouro ficou com o norte-americano Rai Benjamin, atual campeão olímpico, que venceu com 46s52. O catariano Abderrahman Samba levou o bronze.
Benjamin chegou a ser desclassificado por derrubar a barreira de sua raia e deslocar a do lado, o que infringe a regra TR22.6.3 da World Athletics. Por alguns minutos, Piu chegou a ser anunciado como campeão, mas a punição foi revertida após recurso da delegação dos Estados Unidos.
Apesar da polêmica, Alison valorizou o desempenho. “Claro, a gente queria o ouro, mas estou orgulhoso da trajetória, do resultado de hoje. Acho que é isso que importa. É estar ali, chegar na final, entregar 100%, e eu posso falar que me entreguei nessa prova”, disse em depoimento à Confederação Brasileira de Atletismo.
Essa foi a segunda medalha brasileira no Mundial deste ano. A primeira veio com o brasiliense Caio Bonfim, bronze nos 35 km da marcha atlética. Ele volta à pista ainda nesta sexta, às 21h50 (horário de Brasília), para disputar os 20 km, prova olímpica em que foi prata nos Jogos de Paris-2024.
Autor(a): BZN