Política

ALRN homenageia profissionais do Serviço Social que atuaram na linha de frente da covid

20 JUN 2022

Foto: João Gilberto/ALRN

Os profissionais da área do Serviço Social que atuaram no enfrentamento à pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte foram homenageados na tarde desta segunda-feira (20) em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT).

São mais de 200 mil profissionais atuando no país. Para a parlamentar, a categoria foi desafiada e precisou se reinventar durante a pandemia, tanto pela complexidade da situação quanto pelo que as participantes definiram como 'sucateamento' do Sistema Único da Assistência Social (Suas), que tem como objetivo o apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Criticou a deputada:

- Uma sociedade é tão civilizada quanto o cuidado que tem com seu povo, em especiais àqueles e àquelas que estão em situação de vulnerabilidade. Um dos instrumentos mais importantes que tivemos nas últimas décadas foi o SUAS, mas vivemos um projeto de morte no Brasil.

Agradeceu:

- Por isso agradecemos pelo compromisso ético. Que lutemos e esperancemos por um amanhã que está muito perto de chegar.

Término

Após homenagens a diversos profissionais e instituições que tiveram atuação destacada no RN durante a pandemia, a coordenadora da Casa de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência de Mossoró, Cláudia Lopes, e a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress), Angely Dias da Cunha, expuseram parte das impressões dos profissionais sobre o atual momento do país e agradeceram a homenagem.

Disse Cláudia Lopes:

- Garantir política de assistência social, foi num período recente, uma das grandes conquistas. Recuperar essa política é nosso maior desafio. Em momentos de crise é que demonstramos como nossa profissão é essencial para evitar o acirramento das questões sociais e as sequelas deixadas. A pandemia foi exemplo nítido. Contem com nossa profissão para fazer valer uma vida de dignidade. Vamos nos apoiar em mulheres e homens que fazem toda diferença em nossas vidas.

Falou Angely Cunha:

- Sabemos que é uma luta constante e dura, mas ficamos muito felizes com o reconhecimento por parte do mandato da deputada Isolda Dantas. Ficamos muito honradas e quero agradecer em nomes de todos.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias