Educação

Alunas de colégio de Natal levam primeiros lugares em concurso de redação sobre história da capital potiguar

15 JUN 2023

Foto: Divulgação

A Maple Bear Natal conquistou o primeiro e o segundo lugar das três premiações do 4º Concurso de Redação Sobre a História de Natal, promovido pela Viva Entretenimento. O tema desta edição foi "Valorização do Centro Histórico: resgatar o passado para entender o presente". O resultado foi divulgado nessa terça-feira (13). Para a escola, a premiação é um reflexo da consistência pedagógica da metodologia canadense de ensino, presente há quase 15 anos na capital, e de uma série de ações voltadas para a área de linguagens.

O primeiro lugar ficou com a aluna Ana Luíza Hermínio, do 8º ano do ensino fundamental. A segunda colocada foi a estudante Maria Isabel Guedes Draeger, também do 8º ano. Elas foram orientadas pela professora Camila Augusta Desidério.

Para o coordenador pedagógico Olavo Vitorino, o resultado é fruto de inovações implantadas desde o ano passado. “No ensino fundamental II, temos cinco aulas dedicadas ao programa canadense, que já está alinhado com a legislação brasileira, e duas aulas focadas em leitura e interpretação de textos, assim como nos aspectos gramaticais. Os estudantes são estimulados a ler, escrever, refletir sobre sua escrita e ajustar suas produções textuais a partir da correção dos professores”, explicou.

Além disso, um outro diferencial se dá com aulas de monitoria em língua portuguesa, que acontecem de segunda a sexta, no contraturno. “Neste ano, ainda associado à monitoria, lançamos o projeto Escreva+, onde os estudantes são encaminhados para fazer trabalhos específicos a partir de gêneros que mudam a cada mês. Ambas as estudantes premiadas, fazem parte desse projeto”, comemorou Olavo.

O concurso que contou com 89 alunos de 9 escolas, selecionou e premiou as três melhores redações elaboradas por estudantes do ensino fundamental de instituições da capital – públicas e privadas –, no contexto da Caminhada Histórica de Natal, no intuito de despertar o interesse pela arquitetura, história, cultura e cidadania.

Os trabalhos foram analisados pela Comissão Julgadora, composta pelo professor, escritor e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN, João Maria de Lima; pelo escritor e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Padre João Medeiros Filho; e pela professora e escritora Anchella Monte.

O primeiro lugar foi premiado com um notebook e o segundo lugar ganhou um smartphone. A professora orientadora foi premiada com um tablet e a Maple Bear Natal receberá um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela Viva Entretenimento.

Autor(a): Redação



últimas notícias