07 SET 2020
O jornal O Globo de hoje (7) mostra os prefeitos de capitais brasileiras com intenções de reeleição que mais se beneficiaram da exposição na mídia durante pandemia.
A matéria assinada por Alice Cravo e Pedro Capetti indica que os "reflexos mais diretos estão nas redes sociais, onde aumentaram sua base e o engajamento com o público".
O levantamento foi feito a partir da ferramenta Crowdtangle correspondentes ao Facebook. "Em setembro de 2019, o crescimento médio de seguidores dos que concorrem à reeleição foi de 0,25% no mês. Em março, auge da pandemia, chegou a 5% de crescimento, caindo nos meses seguintes, mas ainda muito superior ao pré-pandemia".
Prefeito de Natal, Álvado Dias (PSDB) - o partido está errado n'O Globo - obteve o maior número de seguidores em suas mídias sociais, num percentual de 51,99%. Somou, até a análise da matéria, 9.878 novos seguidores. O último é Crivella, com 1,03%.
O cientista político Humberto Dantas, entretanto, alerta:
— Vai ter gente na rua. E é difícil converter seguidores em votos. Vamos ter que assistir aos políticos entendendo o discurso que tem que ser feito.
As redes sociais de maior engajamento para os políticos e suas ações são o Facebook e o Twitter.
Autor(a): Eliana Lima