Cultura

Antologia Virtual aborda literatura e comunidade surda, com Vicente Serejo e Joatan Medeiros

27 JUN 2022

O projeto Antologia Virtual do RN anuncia para o próximo dia 30, a partir das 19h, a live ‘Literatura e Comunidade Surda’, com o jornalista Vicente Serejo e o professor Joatan Medeiros. 

No bate-papo, aspectos da acessibilidade da comunidade surda, análise da obra “História dos nossos gestos”, de Luís da Câmara Cascudo. Livro que, se por um lado foi último lançado pelo historiador e folclorista potiguar em 1976, foi provavelmente a primeira pesquisa sobre a mímica do Brasil – o que acaba por ter relação com a comunicação através de sinais. 

O convidado, Joatan Medeiros, ensina Estudos Literários para Usuários de Libras (Departamento de Letras da UFRN), é especialista em Libras e em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte. Mestre e doutorando em Estudos da Linguagem, também pesquisa sobre o intercâmbio intelectual e cultural entre Câmara Cascudo e a Argentina.

Em tempo

A Antologia Virtual do RN consiste em um site que vai reunir, em vídeos-resenhas e com tradução em Libras, 70 de obras literárias potiguares, que destacaram-se pelo aspecto transformador no nosso cenário cultural e da nossa história e é patrocinado pela Unimed Natal e o Colégio Cei por meio do programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal. 

As lives fazem parte da etapa pré-lançamento, com o objetivo de difundir a oportunidade de acesso que o projeto propõe, mobilizando o público interessado em inclusão e literatura potiguar. 

Serviço:

Live 2 - Literatura e Comunidade Surda, com Vicente Serejo e Joatan Medeiros 

Dia: 30 de junho 

ora: 19h

Canal: @verboeventos e @joatan_medeiros no Instagram

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias