28 ABR 2025
Uma grande falha elétrica atingiu nesta segunda-feira (28) Portugal, Espanha e vários outros países europeus, causando caos em aeroportos, estações de trem, estradas e sistemas de transporte público.
A Red Eléctrica, operadora da rede espanhola, informou que está trabalhando junto a empresas de energia para restabelecer o fornecimento. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à solução”, disse a empresa em nota.
Em Portugal, a polícia alertou para o risco de falhas em semáforos e iluminação pública, aumentando o risco de acidentes e desordem no trânsito, segundo a CNN.
A queda de energia afetou trens e metrôs. No metrô de Madri, passageiros precisaram ser evacuados às pressas.
Nos aeroportos, o impacto foi imediato. No Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, turistas relataram longas filas no escuro, sem ar-condicionado e com falta de água.
O trânsito também ficou caótico. “De repente, não havia semáforos… Era uma espécie de selva”, relatou à CNN o motorista Luis Ibáñez Jiménez, em Madri.
De acordo com a fornecedora E-Redes, que opera em Portugal continental, o apagão reflete um problema europeu mais amplo. Falhas elétricas foram registradas também na França, Alemanha, Países Baixos e Suécia.
Até o momento, ainda não há confirmação oficial sobre a causa do apagão, mas a hipótese mais aceita é uma falha nas redes interligadas europeias, possivelmente agravada por sobrecarga no sistema.
As autoridades continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento em todas as regiões afetadas e prometem atualizações conforme novas informações forem confirmadas.
Autor(a): BZN