07 ABR 2025
O município de Caicó receberá cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, na modalidade UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional), no Hospital do Seridó. A implantação foi definida durante audiência virtual realizada nesta segunda-feira (7), promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
Durante o encontro, as partes se comprometeram a apresentar, no prazo de até dez dias, o plano de trabalho detalhado para a execução do projeto, incluindo aquisição de equipamentos, contratação de equipe profissional e custeio do serviço. Ambas as secretarias reconheceram a urgência da medida para atender à demanda da região.
A audiência foi conduzida pela coordenadora do Caop-Saúde, Rosane Cristina Pessoa Moreno, e contou com a participação dos promotores de Justiça de Caicó Vicente Elísio de Oliveira, Uliana Lemos e Geraldo Rufino. Também estiveram presentes representantes da Procuradoria-Geral do Estado, Prefeitura de Caicó, Hospital do Seridó, e dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde.
A reunião também contribui para a investigação da morte de um bebê ocorrida em 24 de março, enquanto aguardava transferência para uma UTI neonatal. O inquérito, instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça de Caicó, visa apurar as responsabilidades e evitar novas tragédias do tipo. Para isso, foi formada uma comissão conjunta entre as três promotorias de Caicó, conforme determinação da Procuradoria-Geral de Justiça.
Autor(a): BZN