09 DEZ 2023
Viraliza nas redes com teor de revolta e indignação, inclusive com ameaças às participantes, o show O Obsceno, que ocorreu na noite dessa sexta-feira (8) em João Pessoa, onde a atriz Isa Meneguetti rasga uma Bíblia e faz o sinal da cruz com o dedo médio estirado, que reflete um dos gestos de insulto mais conhecidos, que remete ao pênis, e os dedos recolhidos ao lado são os testículos. Ou seja: gesto fálico a alguém.
E ultrajou a Bandeira brasileira, que, pela Lei de Segurança Nacional de 1978, é sujeito a pena de reclusão de 1 a 4 anos.
O grupo diz que o propósito do espetáculo que é questionar a estruturas opressoras, como a Bíblia.
De acordo com o artigo 208-A do Código Penal, “Vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de seis meses a um ano, ou multa".
Nas redes, os ataques são dirigidos à atriz Isa e ao Grupo Seiva, representantes do pole dance nordestino.
Bradam os defensores: O fascismo está à toda, e são os cidadãos de bem, com Bíblia em punhos, que estão ameaçando a nossa amiga de morte e estupro. Nós precisamos ficar vigilantes. E precisamos dar todo o apoio possível às nossas irmãs, porque a violência bolsonarista não se restringe às ameaças psicológicas. Mexeu com uma de nós, mexeu com todas! É tolerância zero. Não tem diálogo com os fascistas que se escondem nessas instituições religiosas. Não tem”.
Autor(a): BZN