09 FEV 2025
O ministro Alexandre de Moraes (STF) determinou que fossem reativadas, nesse sábado (8), diversas contas que mandou bloquear no X, com as do empresário Luciano Hang, dos jornalistas Guilherme Fiuza e Bernardo Küster e do influenciador digital Monark,
Essas reativações ocorreram às vésperas da visita da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao Brasil para analisar a situação da liberdade de expressão no país.
A Relatoria Especial para a CIDH realizará sua primeira visita oficial ao Brasil entre este domingo (9) e sexta-feira próxima (14). Período em que o relator especial, Pedro Vaca Villarreal, visitará as cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, onde terá reuniões com autoridades dos três poderes, membros do Ministério Público, organizações de direitos humanos, jornalistas, representantes de plataformas digitais, veículos de imprensa e acadêmicos.
Em tempo!
Embora os perfis tenham sido desbloqueados, Moraes determinou que as postagens que deram origem à suspensão sejam excluídas. E em caso de novas publicações de teor semelhante, os responsáveis podem ser multados em R$ 20 mil por cada perfil.
Autor(a): BZN