Economia

ASN-RN se firma como principal fonte de notícias sobre segmento das MPEs

17 JAN 2022

Foto: Agência Sebrae

ASN-RN se firma como principal fonte de notícias sobre segmento das MPEs

A qualidade, relevância e diversidade de matérias e reportagens veiculadas fizeram com que a Agência Sebrae de Notícias do Rio Grande do Norte (ASN-RN) fosse classificada em 2021 como a mais acessada por jornalistas e internautas na região Nordeste e a terceira mais visualizada do Brasil, entre todas as demais agências do Sistema Sebrae nas unidades da Federação. De acordo com mapeamento divulgado pelo Sebrae Nacional, o site da ASN-RN recebeu mais de 57,5 mil acessos ao longo do ano passado, marca superada apenas por estados de grande porte e mais populosos, como São Paulo que alcançou a marca de 60 mil acessos e Minas Gerais, que teve 58 mil acessos no ano passado. 

O número de visitações e visualizações registradas indica que o site da ASN-RN tem se tornado um dos principais portais com informações sobre o universo das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte e conjuntura econômica nacional, uma referência quando a imprensa necessita obter dados e conteúdos atualizados acerca de um segmento que abrange mais de 95% dos empreendimentos estabelecidos em solo potiguar com impactos bastante significativos na economia do estado.

Com índice de aproveitamento da ordem de 80% em veículos tradicionais de comunicação do estado, entre jornais, emissoras de TV e de rádios, além de veículos digitais, tais como blogs e sites de notícias, a equipe da ASN-RN tem buscado se aprimorar cada vez mais no cuidado na apuração e no tratamento das informações, através de textos, fotos, infográficos e vídeos, visando retratar com precisão e responsabilidade o universo do empreendedorismo potiguar e o cenário dos setores produtivos, que movimentam a economia do Rio Grande do Norte.

A Agência Sebrae de Notícias no Rio Grande do Norte, entrou no ar em meados de 2010, como parte de uma estratégia do Sistema Sebrae para fomentar conteúdos jornalísticos locais, tendo como pauta os assuntos de interesse das empresas de pequeno porte e as particularidades regionais, já que até então o portal de referência era a ASN Nacional. Atualmente, cada unidade da Federação conta com um portal estadual.

Para a coordenadora de Comunicação do Sebrae Nacional, Andréa Sekeff, a Agência Sebrae de Notícias tem uma importância fundamental como principal fonte de conteúdo sobre a temática das micro e pequenas empresas no País. “É uma fonte confiável. É uma fonte em que as informações são checadas e apuradas. E isso significa que qualquer pessoa que acessar para se informar, vai adquirir uma informação fidedigna, que representa a realidade dos pequenos negócios”, avalia Sekeff.

Andréa Sekeff ressalta ainda que, por muito tempo, a imprensa e a própria sociedade brasileira não tinham o entendimento real sobre a importância dos pequenos negócios, porém a criação da Agência Sebrae de Notícias garantiu maior visibilidade ao segmento e permitiu ampliar esse entendimento, o que contribuiu bastante para o comprometimento e a criação de políticas públicas voltadas para melhorar o ambiente da micro e pequena empresa no País. E essa mesma visão se aplica aos estados, como é o caso do Rio Grande do Norte. 

Apoio estratégico

“Agora, estamos trabalhando em uma nova versão ASN para torná-la a maior referência e principal portal voltado para os pequenos negócios dentro e fora do Brasil. Pode parecer uma meta muito ambiciosa, mas teremos uma sucursal no Brasil falando de pequenos negócios com todas as especificidades regionais e de todos os estados. Nós temos pelo menos uma equipe de jornalistas checando e apurando dados sobre as MPEs em todos os cantos do país, com atualizações frequentes e abordando essa temática”, garante Sekeff, enfatizando o novo posicionamento, que estreia com a nova versão da ASN Nacional e nos estados.

Ao longo de mais de 11 anos, a Agência Sebrae de Notícias do Rio Grande do Norte tem contribuído para a missão da instituição de fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas potiguares, sejam elas microempresas, microempreendedores e empresas de pequeno porte – as três categorias de empreendimentos que compõem o regime fiscal do Simples Nacional.

Através das matérias e séries de reportagens escritas e conteúdos digitais, empreendedores locais tiveram destaque nacional em veículos da grande imprensa do país, em veículos como as revistas Exame e Você S/A, portais de notícias e programas de TV, como Globo Rural e Pequenas Empresas, Grandes Negócios, por meio de uma articulação integrada entre a Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae-RN e a Coordenadoria de Comunicação do Sebrae Nacional. Essa projeção facilitou novas parcerias e novos negócios para empresas como a Dom Geandro Dolci, que foi formalizada em 2011 como MEI e, poucos anos depois, teve aparições em programas de TV, evoluiu para a categoria de microempresa e atualmente é uma das  fornecedoras de doces e guloseimas para restaurantes e docerias da capital potiguar. 

Trajetória semelhante ocorreu com a Cachaçaria Extrema, cuja produção da bebida de forma orgânica, agroecológica e rastreável conquistou mercados do Brasil e ultrapassou as fronteiras. A ASN-RN teve o protagonismo de divulgar a primeira exportação da cachaça potiguar em grande escala para a Alemanha. Também registrou um feito inédito no Rio Grande do Norte: a produção de uvas em escala comercial em pleno seminário nordestino. A criatividade e inovação das startups do RN e inúmeros outros modelos de negócios também constaram no portal da ASN-RN e ganharam o noticiário especializado do país.

Em mais de uma década, a ASN-RN foi responsável por projetar prefeitos empreendedores, reconhecidos até hoje com o título, por realizar coberturas amplas de eventos e por veicular séries memoráveis, como ‘As Cidades Empreendedoras do RN’ e ‘Os Currais Potiguares’, assim como registrar todas as conquistas do segmento das MPEs, criação da Lei Geral estadual e de municípios norte-rio-grandenses, e atualização de políticas públicas voltadas para os pequenos empreendimentos. Este é o caso da equiparação do teto do Simples no Estado com o teto nacional. Muitas dessas conquistas passaram necessariamente pelas páginas virtuais da ASN-RN e chegaram à opinião pública e à imprensa potiguar com agilidade, ética e compromisso com a notícia e o público leitor.

Fonte: Agência Senado



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