04 JUL 2023
A Associação dos. Subtenentes e Sargentos PM e Bombeiros Militares também emitiu nota de repúdio à entrega da maior honraria da PMRN à deputada federal Natália Bonavides (PT), que em 2020 votou contra ao projeto para aumentar penalidade a assassinos de policiais nas diversas esferas.
A nota:
- A ASSPMBMRN expressa seu profundo repúdio à decisão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) de conceder a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga à deputada federal Natália Bonavides, em reconhecimento aos seus serviços prestados à instituição e à Segurança Pública do Estado.
Apesar das emendas e orçamentos conquistados para a segurança do RN, ao longo de seu mandato, a deputada Bonavides tem se mostrado antagônica aos interesses e às necessidades da categoria da Polícia Militar, inclusive com votos contrários aos projetos de leis que beneficiam os profissionais da segurança pública, com destaque para sua negativa para a PL 5391/20, que prevê punição mais severa para os condenados por assassinato de policiais ou militares no exercício da função ou em decorrência dela.
É sabido que muitas personalidades que recebem a Medalha Luiz Gonzaga não tem relação com a PMRN, mas essa é uma pessoa que tem se destacado por suas ações e posicionamentos que visam enfraquecer a segurança pública e deslegitimar a atuação dos policiais, colocando em risco não apenas a integridade física dos profissionais, mas também a segurança da população que eles juraram proteger.
A decisão dos homenageados é feita em comum acordo pelo Comando da PMRN e Governo do RN, mas reflete na representatividade da tropa. Então por que não homenagear um dos familiares dos três policiais que foram assassinados nos últimos 40 dias no bairro de Felipe Camarão, por exemplo?
Essa escolha, feita sem levar em consideração os últimos acontecimentos contra agentes da polícia militar, evidencia uma desconexão entre a instituição e aqueles que a compõem, e aparenta ser um jogo político para evidenciar a deputada e auxiliar sua futura candidatura à Prefeitura de Natal.
Portanto, a ASSPMBMRN reafirma seu repúdio a essa homenagem e demanda que o Comando reveja sua decisão de forma mais criteriosa, para demonstrar apoio e reconhecimento aos policiais militares que trabalham incansavelmente em prol da segurança e do bem-estar da população.
Autor(a): Eliana Lima