Mundo

Ataque deixa pelo menos 22 mortos em universidade do Afeganistão

02 NOV 2020

Membros do Estado Islâmico no Afeganistão invadiram hoje (2) a Universidade de Cabul, capital do Afeganistão, no momento em que acontecia uma feira de livros com a presença do embaixador iraniano no país, Bahador Aminian.

Houve tiroteio, que deixou pelo menos 22 mortos e 22 feridos na maior escola do país já devastado pela guerra. A maioria das vítimas eram estudantes.

Foi o segundo ataque a uma instituição educacional em Cabul em apenas algumas semanas.

O Taleban divulgou comunicado negando participação no ataque, que ocorreu enquanto insurgentes continuavam as negociações de paz com representantes do governo apoiado pelos EUA na capital afegã, com o objetivo de ajudar o país americano a, finalmente, retirar suas tropas do Afeganistão.

Ataques

No final do dia, o Estado Islâmico assumiu autoria do ataque.

Durante os ataques, alunos e professores fugiram do campus onde as escolas de direito e jornalismo estão localizadas, enquanto granadas de mão explodiam e disparos de rifle automático podiam ser ouvidos. Dezenas de forças especiais afegãs cercaram o campus, conduzindo professores e alunos em segurança.

O caos diminuiu quando o sol se pôs sobre a capital afegã e o porta-voz do Ministério do Interior, Tariq Arian, disse que os três agressores envolvidos no ataque foram mortos.

O ISIS disse que o alvo eram "juízes e investigadores recém-formados pertencentes ao apóstata governo afegão" reunidos no campus, de acordo com o site Intelligence Group, que monitora mensagens de terror online.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias