Mundo

Ataques em Viena: jovem português entre as vítimas

03 NOV 2020

O terror que se prolongou pela noite em Viena, capital da Áustria, com homens armados atirando a esmo, já soma cinco mortes e 17 feridos. 

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa enviou mensagem presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, em que repudia o ataque, expressa solidariedade e pesar e lamenta a vítima portuguesa.

Diz, no portal da Presidência:

- Foi com choque e tristeza que tomei conhecimento do ataque que ontem [segunda-feira] teve lugar no centro de Viena e que provocou a morte de quatro pessoas e diversos feridos, entre estes últimos um jovem português.

Acrescenta 

Neste momento difícil, quero exprimir a minha solidariedade para com a Áustria e o povo austríaco e apresento a vossa excelência, em nome do povo português e no meu próprio, a expressão da mais sentida solidariedade e sincero pesar

Ministro do Interior austríaco, Karl Nehammer disse hoje (3) em entrevista que foi executado pelo menos um "terrorista islâmico". 

Reforçou os apelos para que as pessoas fiquem em casa porque as buscam continuam. 

Informou que um dos terroristas usava um cinto de explosivos falso e era simpatizante do Estado Islâmico. Foi morto a tiros pela polícia. 

Segundo o ministro, as autoridades acreditam que houve mais de um envolvido nos ataques e que 1 mil seguranças foram destacados para caçar envolvidos, enquanto os países vizinhos ofereceram assistência.

Disse

- Nós sofremos um ataque ontem à noite por pelo menos um terrorista islâmico, uma situação pela qual não temos que viver na Áustria há décadas.

Declarou

A Áustria há mais de 75 anos é uma democracia forte, uma democracia madura, um país cuja identidade é marcada por valores e direitos básicos, com liberdade de expressão, estado de direito, mas também tolerância na convivência humana.

Considerou

- O ataque de ontem é um ataque apenas a esses valores.

Chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, 34 anos, declarou no Twitter:

- Devemos estar sempre cientes de que esta não é uma disputa entre cristãos e muçulmanos ou entre austríacos e migrantes. Esta é uma luta entre muitas pessoas que acreditam na paz e os poucos que querem a guerra.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias