01 SET 2023
A partir desta sexta-feira (1°), começa a funcionar em estradas portuguesas uma rede de 37 novos radares de velocidade. São 12 de controle de velocidade média.
No site Radares à Vista, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulga todos os pontos nas estradas nacionais que têm radares de velocidade instantânea e os novos controles de velocidade média.
Os motoristas serão informados da existência de radar na via em que circulam através dos sinais de velocidade instantânea (sinal H43) ou velocidade média (sinal H42).
Diferente dos radares convencionais, que registam a velocidade no instante em que o motorista passa pelo local de controle de velocidade, o sinal H42 calcula a velocidade média a partir da primeira vez em um determinado ponto. Mais adiante, outro radar controla o mesmo veículo pela segunda vez, calculando o tempo que percorreu entre os dois pontos.
Caso um veículo some a distância num tempo mais curto do que o permitido para aquele o percurso, o radar regista que o veículo circula em excesso de velocidade.
A ANSR diz que os radares representam compromisso com a proteção da vida dos que utilizam as estradas, sejam condutores, passageiros ou pedestres.
Autor(a): BZN