07 JUL 2024
Cerca de uma hora após decolar do aeroporto de Lisboa, em Portugal, com destino a Copenhague, na Dinamarca, na manhã deste domingo (7), o Airbus A320 Neo matrícula CS-TV teve problemas no sistema de pressurização e foi obrigado a interromper a viagem e retornar à capital portuguesa.
Em entrevista à CNN Portugal, o comandante Correia Guedes explicou que quando ocorre a despressurização numa aeronave, “os passageiros são obrigados a apertar o cinto e as máscaras de oxigénio caem. O voo tem de descer, então, para uma altura respirável, onde não é preciso usar máscara, para os tais 10 mil pés”. A aeronave desceu então a essa altitude no Golfo de Biscaia, informou este comandante.
É a segunda vez, numa semana, que este avião A320 tem uma falha no sistema de pressurização. Domingo passado (30), o mesmo Airbus A320 interrompeu também um voo com destino a Oslo, na Noruega, com 140 pessoas a bordo, devido a uma avaria no sistema de pressurização, e pousou na cidade do Porto. Ele considerou que não é normal” a repetição deste problema num mesmo avião em tão poucos dias. “Existe um problema de manutenção deste avião que não foi resolvido, mas a TAP vai resolver a situação”, acredita.
Autor(a): BZN