Turismo

Badalado Mercado da Ribeira fecha em Lisboa

09 NOV 2020

Quem vai à capital portuguesa tem uma parada gastronômica obrigatória: Mercado da Ribeira, também chamado de Time Out Market, no Cais do Sodré.

Mas, infelizmente, vai fechar, pelo menos temporariamente, diante da queda no número de clientes por causa da pandemia de covid-19, ainda mais agora que o governo português decretou medidas mais rígidas de restrições.

Inaugurado em 2014, o espaço foi o primeiro de vários mercados planejados pelo grupo da revista de circulação mundial Time Out.

São mais de 30 restaurantes e quiosques com especialidades regionais, mariscos, peixes, vinhos e chocolates etc.

Lugar onde se podem saborear delícias de grandes chefs, como Henrique Sá Pessoa, Marlene Vieira, Alexandre Silva, Miguel Castro e Silva,João Rodrigues. E renomados restaurantes, como Sea Me, O Prego da Peixaria, O Bar da Odete, Manteigaria, entre outros. Todos com preços mais em conta.

História 

O Mercado da Ribeira surgiu nos anos 1600. Precisou ser reconstruído diversas vezes por ter sido atingido pelo terramoto de 1755 e um incêndio em 1983. 

Até 1980 servia também como matadouro de aves. Até os anos 2000 foi o principal abastecedor da cidade.
 

O “Ribeira” remete à sua origem e o nome “Time Out" chegou em 2010, quando a revista ganhou a concessão do mercado, renovou o piso térreo e primeiro andar e firmou parceria com nomes respeitados da gastronomia lusitana.

A informação do fechamento foi postada no Instagram:

Vamos fechar (mas já voltamos).

Com um número cada vez menor de clientes na restauração e no comércio do centro de Lisboa e face às novas medidas apresentadas pelo Governo para as próximas semanas, na sequência do agravamento de casos da COVID-19 na cidade, considera que manter aberto um espaço que concorre directamente com os melhores negócios da cidade, não faz sentido. 

Na sua essência, a marca Time Out apoia e promove os melhores negócios da cidade e é isso que vamos continuar a fazer (mesmo de portas fechadas). Nesta fase é fundamental escutarmos as necessidades dos nossos lojistas. E, neste momento, isso significa dar-lhes espaço para se concentrarem nos seus restaurantes originais.

Um espaço como o Time Out Market, que absorve a maioria dos que visitam a cidade de Lisboa, com um enorme volume de custos e uma estrutura pesada, não pode continuar a pedir aos seus lojistas o empenho na dispersão do seu próprio público.

Tal como no início de Março, parece-nos, mais uma vez, que esta é a atitude mais responsável e solidária para com os nossos colaboradores, parceiros e até com a cidade.

Enquanto não regressamos, vamos continuar a promover os melhores da cidade, como sempre fizemos. Da próxima vez que sentir saudades do Time Out Market, apoie as incríveis equipas que compõem os espaços do Time Out Market Lisboa, fazendo uma visita a estes espaços ou encomendando para take away ou delivery.

Só assim o Time Out Market retornará em forma, ainda mais empenhado em mostrar que Lisboa tem o melhor do mundo para oferecer. Só assim este conceito faz sentido.

Autor(a): Eliana Lima



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