09 DEZ 2024
Segundo filho do ex-governante sírio Hafez al-Assad, Bashar al-Assad planejava ser oftalmologista. Estudou na Síria e depois em Londres, até que sua carreira como médico foi interrompida pelo acidente fatal de carro de seu irmão mais velho, Bassel, em 1994.
Em 1988, Assad se formou na faculdade de medicina e começou a trabalhar como médico do exército no Hospital Militar de Tishrin, nos arredores de Damasco. Quatro anos depois, estabeleceu-se em Londres para iniciar o treinamento de pós-graduação em oftalmologia no Western Eye Hospital.
Tudo mudou em junho de 2000, quando ocorreu a ascensão oficial dele ao poder, que foi recebida com ceticismo e até escárnio. Com apenas 35 anos, dizia-se que ele carecia de praticamente todas as qualidades que tornavam seu carismático pai popular, especialmente experiência política e habilidade para lidar com as complexas dinâmicas tribais de poder na Síria.
A parte daí ele se tornou um dos ditadores mais brutais do mundo, responsável por uma guerra civil que deixou mais de 300 mil mortos no país. Até que seu regime violento terminou abruptamente quando rebeldes invadiram Damasco na noite de sábado (7), forçando seu exército, e ele próprio, a fugir.
Para se manter no poder, recebeu ajuda do Irã e da Rússia, país onde, segundo a mídia internacional, ele e a família estão refugiados.
Autor(a): BZN
Lula endossa mais uma medida de enfraquecimento das polícias no Brasil, enquant
25 DEZ 2024