Política

Bolsonaro pede CPI da Petrobras, Lira diz que presidente demitido da estatal não deixa o cargo para retaliar governo. Acionista minoritário propõe con

17 JUN 2022

O presidente Jair Bolsonaro aumento o som da voz e disse acreditar que existe no Conselho Administrativo da Petrobras uma coordenação para prejudicar o governo federal e defende a criação de uma CPI para investigar a petrolífera brasileira.


Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em entrevista ao Pingo nos Is, na JPNews, criticou o presidente demissionário da Petrobras, José Mauro Coelho, por causa do aumento anunciado nos preços da gasolina e do diesel, e o acusou de fazer manobras  para retaliar o governo por causa da sua demissão do cargo.


Cobrou que ele renuncie logo ou poderá haver reação do Congresso Nacional com o aumento da taxação sobre os lucros da estatal. 


Lira criticou que Mauro Coelho está demitido pelo acionista majoritário, que é o governo federal, mas posterga a sua saída como “forma de talvez massacrar” Executivo pela sua demissão. 


Em tempo


José Mauro Coelho foi demitido menos de um mês após assumir a presidência da Petrobras, junto com a demissão do então ministro de Minas e Energia Bento Albuqueque. O governo indicou Caio Paes de Andrade para o cargo, mas a troca ainda não foi feita por causa das questões de compliance da estatal. 


Mais


A diretoria da Petrobras deve se reunir ainda hoje (17) para tratar do acordo proposto pelo conselheiro Francisco Petros, em carta, para que o preço dos combustíveis seja congelado por 45 dias, enquanto se discutiria uma nova fórmula para reajustes. 


Nesse caso, a União se comprometeria a retirar os pedidos de trocas na presidência e no conselho de administração da estatal.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias