11 JUL 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou nessa quinta-feira (11) uma nota oficial em resposta à carta enviada por Donald Trump ao governo Lula da Silva. No documento, Trump comunicou o aumento tarifário sobre produtos brasileiros, atribuindo a decisão ao atual momento político do país.
Bolsonaro afirma ter recebido a notícia com “senso de responsabilidade”, mas não poupou críticas ao que classificou como um afastamento do Brasil dos seus “compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”.
Segundo o ex-presidente, medidas como a adotada pelos Estados Unidos “jamais teriam acontecido” sob sua gestão. Ele cita a expressão “caça às bruxas”, usada pelo próprio Trump, para argumentar que a atual conjuntura política não afeta apenas sua figura, mas “milhões de brasileiros que lutam por liberdade”.
“A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar”, diz a nota. Bolsonaro também afirmou que o Brasil caminha para o “isolamento e a vergonha internacional”, e apelou aos poderes constituídos que “ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional”.
No fim da nota, Bolsonaro reforça que “ainda é possível salvar o Brasil”.
Autor(a): BZN