08 MAR 2022
Os famosos bordados de Caicó estão em exposição na vitrine das lojas Riachuelo na Avenida Paulista, de hoje (8) a domingo (13), em São Paulo.
Segundo o Sebrae RN, a “ação faz parte do #CompreDelas, movimento criado pela Meta, empresa que controla Facebook, Whatsapp e Instagram, para apoiar o empreendedorismo feminino. Graças a uma parceria entre o grupo varejista Riachuelo e o Instituto Riachuelo, com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, as bordadeiras de Caicó e região do Seridó potiguar, ganham visibilidade numa vitrine criada com produtos de pequenas empresas lideradas por mulheres”.
Diretora de Marketing de Negócios da Meta na América Latina, Débora Nitta explica que a empresa vem desenvolvendo, há vários anos, uma série de ações, como o #CompreDelas, para apoiar o empreendedorismo feminino, mas o movimento tornou-se ainda mais importante diante da pandemia. "Temos um estudo global na Meta que mostra que o impacto da covid-19 foi maior para empresas de mulheres ou pessoas pertencentes a minorias. Por isso, seguimos trabalhando para incentivar as pessoas a comprarem da pequena empreendedora".
Além de mulheres que usam as ferramentas da Meta para vendas dos seus produtos, a ação contemplará as Bordadeiras de Caicó, dedicadas à arte típica do sertão do RN, apoiada pelo Instituto Riachuelo, que tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico da região por meio da geração de trabalho e renda.
As artesãs receberão ainda treinamento com foco em uso de ferramentas de marketing digital para promover negócios, proporcionado pela equipe Meta em parceria com o Instituto, a fim de auxiliá-las na potencialização das vendas dos seus trabalhos.
Diz Marcella Kanner, head de comunicação e marca da Riachuelo e diretora de Comunicação do Instituto Riachuelo:
—Estamos felizes em dar visibilidade para que essas pequenas empreendedoras amplifiquem o alcance de seus negócios, e mais contentes ainda em saber que as Bordadeiras de Caicó, assistidas pelo Instituto Riachuelo terão a oportunidade de aprender a gerenciar suas lojas nas redes sociais”.
Pois bem
Além do trabalho da Casa das Bordadeiras, estarão em destaque empreendedoras como Daniela Petroni, da Puzzle Me, que faz quebra-cabeças personalizados e 5% do valor é doado para ONGs de causas femininas; Aline Neumann, da Afrotik Acessórios, empreendedora preta que cria joias com foco na ancestralidade africana; Graziella Luzini, da Entre Paredes, que faz cartões, quadros, planners, entre outras artes delicadas e personalizadas e Gabi Spirandelli, da Home.Lab - Soaps & Co, empresa focada no autocuidado e fabricação de aromas para ambientes e sabonetes artesanais.
O Sebrae no RN desenvolveu um site denominado Artesanato do RN que tem o objetivo de valorizar, divulgar e fomenta os trabalhos de artesãos que produzem peças nas mais variadas tipologias. (http://artesanatodorn.com.br/).
Explica Ana Ubarana, gestora do projeto Economia Criativa do Sebrae-RN:
- Criamos um site e uma identidade visual para divulgar as tipologias do Artesanato do Rio Grande do Norte. Inicialmente disponibilizamos os contatos das cooperativas de bordadeiras de Caicó e Timbaúba dos Batistas, principais produtores do bordado no Seridó. Estão em destaque alguns produtos que as bordadeiras já comercializam, o contato de cada artesã e a ficha técnica dos produtos”.
#CompreDelas
Em março do ano passado, a Meta lançou o movimento #CompreDelas com o objetivo de apoiar o fortalecimento e sobrevivência de negócios liderados por mulheres no Brasil e na América Latina. A ideia é mostrar que, quando uma mulher tem autonomia e independência financeira, ela também tem mais poder de decisão nos aspectos sociais e econômicos de sua vida, causando um impacto nos âmbitos individuais e coletivos à medida que atinge a jornada de outras mulheres e de suas comunidades.
O #CompreDelas está sob o guarda-chuva do #ElaFazHistória, programa global mantido pelo Facebook desde 2016, e que busca contribuir para diminuição dos efeitos da desigualdade de gênero na vida de empreendedoras, informa o Sebrae.
Autor(a): Eliana Lima