Mundo

Boris Johnson vai a Kiev, diz que Grã-Bretanha e Alemanha estão horrorizadas com a invasão de Putin e promete mais ação

09 ABR 2022

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson aterrissou hoje (9) em Kiev, capital da Ucrânia. Ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a visita foi “como uma demonstração do apoio inabalável ao povo da Ucrânia”. 


Afirmou que está estabelecendo um novo pacote de ajuda financeira e militar como “nossa prova de compromisso com a luta de seu país contra a campanha bárbara da Rússia”.


No dia anterior, Johnson recebeu em Londres o chanceler alemão Olaf Scholz, que afirmou sobre o trabalho ativo da Alemanha para se tornar independente das importações de petróleo russas. 


Os dois declararam horror “com a invasão de Putin” e concordaram que dois países devem ir mais longe para ajudar a Ucrânia. O Reino Unido enviará mais armas defensivas para a e “trabalhará com parceiros do G7 para atingir todos os pilares da economia russa para garantir que Putin falhe”, disse Boris Johnson.


Em Kiev


Com fotos pelas ruas das capital ucraniana, o presidente Zelensky escreveu no Instagram:


- Kiev ainda é pouco povoada e com alarmes aéreos frequentes. Mas tão bonita e sem brigas nos subúrbios. Visitamos o memorial em memória dos Heróis dos Cem Celestiais. Infelizmente, nossos heróis continuam a morrer todos os dias na frente na luta contra os ocupantes russos, mas com a ajuda de nossos amigos leais, como a Grã-Bretanha, estamos cada dia mais perto da vitória. Obrigado @borisjohnsonuk por visitar e apoiar a Ucrânia. Nós vamos vencer, não temos outro jeito!


Após 


Em outro post, em passeio pelo centro de Kiev com o premier britânico, Zelensky fala sobre “um presente inesperado, mas muito simbólico, de um artista de Kharkiv. Galos de barro, uma cópia daqueles na famosa foto do Borodyanka arruinado. Eles se tornaram um símbolo da estabilidade do povo ucraniano. Acreditamos que isso seja um bom sinal. Nós ganharemos!”.





Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias