Esportes

Brasil vence Colômbia nos pênaltis e conquista 9º título da Copa América Feminina

03 AGO 2025

Foto: Instagram @martavsilva10

Em uma final histórica, marcada por reviravoltas, emoção e atuações marcantes, a Seleção Brasileira Feminina venceu a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4, após empate em 4 a 4 no tempo normal e na prorrogação, e conquistou seu 9º título na Copa América. A decisão foi disputada no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, e consolidou a hegemonia brasileira no torneio, são nove conquistas em dez edições.

O confronto teve início equilibrado, com a Colômbia abrindo o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, com gol da jovem estrela Linda Caicedo. O Brasil encontrou dificuldades e, após três substituições ainda na etapa inicial, empatou nos acréscimos com Angelina, em cobrança de pênalti marcada após consulta ao VAR, em lance com Gio Garbelini.

No segundo tempo, a Colômbia voltou à frente após gol contra da zagueira Tarciane. Amanda Gutierres, artilheira brasileira no torneio com seis gols, empatou aos 34 minutos. Ainda antes do fim do tempo regulamentar, Mayra Ramírez recolocou as colombianas na liderança. Porém, já nos acréscimos, Marta brilhou: pegou o rebote, finalizou de perna esquerda e igualou o placar em 3 a 3, levando o jogo à prorrogação.

Na prorrogação, Marta novamente apareceu e fez o quarto gol brasileiro aos 14 minutos. Mas a Colômbia empatou com um golaço de falta da camisa 10 Leicy Santos, aos 9 minutos do segundo tempo extra.

A decisão foi para os pênaltis. Angelina perdeu a primeira cobrança para o Brasil, e Marta, que poderia ter fechado a série com o título, também parou na goleira Tapia. Coube à goleira Lorena, eleita a melhor da posição nos Jogos Olímpicos de Paris, brilhar novamente. Na cobrança alternada, ela defendeu o chute da zagueira Carabalí e selou a vitória brasileira.

Autor(a): BZN



últimas notícias