01 ABR 2020
Equipe já devidamente treinada, o projeto do "Busão Solidário" será apresentado amanhã (2) aos gestores municipais, às 11h, no galpão da antiga sede do Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal), na Ribeira.
A intenção é arrecadar cestas básicas e donativos para serem distribuídos a famílias que estão em situação total de vulnerabilidade social e que neste momento de enfrentamento ao coronavírus não dispõem de renda para o sustento.
Postos fixos de coleta serão montados na antiga sede do Seturn e em três unidade do NatalCard: Terminal do Soledade (Terminal de Ônibus do Conjunto Soledade II), Fundação Augusto Severo (Av. João Medeiros Filho, 64, Igapó) e no NatalCard Zona Sul (Av. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center, Candelária).
"Com o isolamento social muitas famílias estão precisando do básico. A campanha Busão Solidário se destina a estas pessoas. Elas precisam se nutrir e se higienizar para enfrentarem a ameaça da pandemia do Coronavírus. Queremos garantir a todos os natalenses em situação de vulnerabilidade as condições para que possam superar este duro período da melhor forma possível", explica Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.
O projeto será realizado em parceria. Entidades serão convidadas para participar da ação. A Prefeitura de Natal, por meio da Semtas (Assistência Social) e da STTU (Mobilidade Urbana), já está participando, assim como o NatalCard.
A coordenação do projeto já manteve contato com o Governo do RN, através da Secretaria de Assistência Social (Sethas), e vai entrar em contado com Tribunal de Justiça, TRT, Ministério Público do Estado (MPRN), Tribunal de Contas (TCE), TRE, entre outras instituições.
O plano de ação é dispor seis ônibus caracterizados que servirão de pontos de coleta em locais estratégicos nas diversas regiões da cidade. Se for necessário, a frota será acrescida.
Empresas e grupos interessados em fazer doações de grande quantidade devem se dirigir ao armazém do Seturn, na Ribeira, ou manter contato pelo call center 3026-8450 para comunicar um ponto de coleta.
Autor(a): Eliana Lima