Política

Cadeirante, presidente da Sadef tentará mandato de vereador em Natal

13 ABR 2020

Foto: Divulgação

Nos últimos seis anos, Tércio Tinoco preside a Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), entidade civil sem fins econômicos que trabalha a inclusão por meio do esporte. Mas agora e licenciou para tentar uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Natal, pelo PP. A associação fica sob o comando de Jackson Alexandre, vice-presidente.

Administrador de empresas, Tércio socreu em 2005  um acidente numa piscina que o deixou tetraplégico.

No RN, cerca de 28% da população potiguar têm algum tipo de deficiência, segundo o IBGE. 

“São deficientes visuais, mentais, auditivos, físicos, entre outros, que travam batalhas diárias para serem ‘vistos’ e viverem numa sociedade acessível para todos”, diz Tércio.

Justificativa

- Embora sejamos muitos, nós potiguares com deficiência ainda não temos um representante na política. Pra ter uma ideia, a Câmara de Vereadores de Natal não tem sequer acessibilidade. Na minha cadeira de rodas, não consigo chegar a todos os lugares daquela que se diz Casa do Povo. Minha decisão de entrar na política foi tomada para lutar para mudar situações como essa. 

Sadef

A Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN atende a mais de 200 pessoas, com aulas em oito modalidades esportivas, atendimento médico, psicológico, fisioterapêutico e nutricional. Em 2018, ganhou o Prêmio Brasil Mais Inclusão, concedido pela Câmara dos Deputados, pelo trabalho relevante em favor das pessoas com deficiência.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias