05 OUT 2022
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza nesta quarta-feira (5) a substituição de um trecho de nove dos 30 quilômetros da adutora que atende a cidade de Nova Cruz, além de Montanhas e 19 comunidades rurais entre Pedro Velho e Nova Cruz.
A obra, orçada em aproximadamente R$ 7 milhões, incluindo automação do sistema, dá continuidade a um trabalho iniciado em 2020, com substituição de trechos críticos da adutora que possuem uma maior recorrência de vazamentos.
O benefício para a população e desenvolvimento da região é tão significativo que, tendo substituído até o momento 566 tubos, o equivalente a 37,7% do total a ser executado, a adutora que diariamente sofria paralisações já registra duas semanas operando sem nenhuma interrupção. Além disso, está sendo possível levar água a um dos locais mais difíceis de abastecimento: o bairro de Salgada, em Nova Cruz, comprovando que estas ações são eficientes e sistema está estabilizado.
A tubulação foi adquirida após processo licitatório e a previsão de conclusão da obra é dezembro de 2022. O investimento vem de recursos próprios e ao final, aproximadamente 55 mil pessoas serão beneficiadas com a diminuição de vazamentos no sistema, que ocasionam a interrupção do abastecimento e desperdício de água. Uma parte da obra é executada com equipe da própria Companhia e outra parte por empresa contratada por processo licitatório.
“Estávamos com muita dificuldade para abastecer a cidade de Nova Cruz, devido a problemas na adutora que há muitos anos deveria ter sido substituída e os governos passados não o fizeram”, explica Francisco de Assis dos Santos, gerente da Caern na região Agreste.
Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Caern
Deputado Tomba Farias assume cargo de secretário-geral da ALRN e diz estar pron
04 FEV 2025