Polícia

Caixa Preta: PF investiga compra de votos e cumpre mandados contra presidente da CBF

30 JUL 2025

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (20) a Operação Caixa Preta, com lupas sobre um suposto esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024 em Roraima. Entre os investigados está o atual presidente da CBF, Samir Xaud, que teve mandados cumpridos em sua residência em Roraima e na sede da CBF no Rio de Janeiro  .

Foram executados dez mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima e Rio de Janeiro, além do bloqueio judicial de até R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

A PF iniciou a apuração após, em setembro de 2024, o empresário Renildo Lima, marido da deputada federal Helena Lima (MDB-RR), ser preso com cerca de R$ 500 mil em espécie, parte escondido na cueca, acusado de tentar influenciar eleitores às vésperas do pleito.

A operação foi autorizada pela Justiça Eleitoral de Roraima e tem como foco as suspeitas de crimes eleitorais envolvendo agentes políticos e financeiros locais, incluindo Xaud e membros da deputada investigada.

Em nota oficial, a CBF informou que recebeu agentes da PF em sua sede, entre 6h24 e 6h52, e reforçou que Xaud “não é o centro das investigações” nem houve apreensão de documentos ou equipamentos na instituição.

Diz ainda que o dirigente está tranquilo e à disposição das autoridades para esclarecimentos.

Autor(a): BZN



últimas notícias