26 SET 2021
Uma série de incêndios arde há 10 dias os antigos bosques da Floresta Nacional de Sequoia e do Parque Nacional de Sequoia, na Califórnia, onde estão algumas das maiores e mais antigas árvores do mundo.
Centenas de bombeiros tentam controlar os focos que começaram quando um raio atingiu o local. Segundo a imprensa norte-americana, cerca de 40 mil acres de florestas de Sierra Nevada foram queimados. Velocidade atingida diante de ventos fortes e clima quente e seco.
De acordo com o Serviço Nacional de Parques, os incêndios atingiram a borda oeste da Floresta Gigante, onde as chamas queimaram as sequóias dos “Quatro Guardas” que ficam de sentinela na Rodovia dos Generais, na entrada do bosque.
Equipes de bombeiros também lutam contra o fogo na famosa Trilha dos 100 Gigantes, um monumento nacional com aproximadamente 125 sequóias gigantes com mais de 3 metros de diâmetro. A maior árvore do bosque, estimada em 1,5 mil anos, tem um diâmetro de 6 metros e 60 metros de altura. Os bombeiros cobriram a base da sequóia com uma estrutura de alumínio para protegê-la do calor intenso.
Autor(a): Eliana Lima