22 MAI 2023
A Câmara Municipal do Natal realizará hoje (22) debate sobre a alta carga tributária e o Dia Livre de Impostos (DLI), ação que visa alertar sobre as altas taxas no país. O debate acontecerá no plenário da Casa Legislativa, às 15h, e é de proposição do vereador Kleber Fernandes.
Para o parlamentar, o encontro fornecerá informações sobre a importância de uma reforma tributária e poderá oferecer alternativas para aliviar o peso das taxas dos produtos, tanto para o cliente como para os comerciantes e produtores. “Sabemos o quanto é elevada a nossa carga tributária e o quanto isso representa no preço final de produtos e serviços. Precisamos buscar alternativas legislativas locais que possam minimizar essa carga e potencializar o setor produtivo”, comentou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal Jovem (CDL – Jovem), Saulo Medeiros, concorda que o debate oferecerá a oportunidade de se levantar informações e sugestões que possam minimizar os efeitos das altas taxas que acabam elevando o preço dos produtos. “O debate na Câmara Municipal permitirá juntar diversas entidades representativas do comércio, assim como consumidores e empresários, para juntos buscarmos debater como a atual formatação tributária do país impede o desenvolvimento econômico e apontar possíveis caminhos que possam solucionar essa dor, ou pelo menos dar um primeiro passo no sentido de reduzir as distorções”, disse.
Além da CDL Jovem, diversas entidades foram convidadas a participar do diálogo, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL), o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), a Associação Viva o Centro de Natal (Avicen), Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), como também, a Secretaria Municipal de Tributação de Natal (Semut), Secretaria Estadual de Tributação (SET- RN), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos), dentre outros.
Autor(a): Redação