20 OUT 2023
Os dados ainda são assustadores, e tristes. Uma pesquisa realizada pelo II Vigisan aponta que quase metade dos potiguares (48,8%) vivem com algum grau de insegurança alimentar (leve, moderada ou grave). Isso representa 1 milhão e 600 mil pessoas que não têm acesso regular e permanente a alimentos, em quantidade e qualidade suficientes. E 10,9% da população do RN, 360 mil potiguares, vivem a dura realidade da fome.
É para ajudar essas pessoas que a ONG Ação da Cidadania realiza a campanha “Natal Sem Fome”, que este ano completa três décadas. Em 1993, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, mobilizou a sociedade para a missão de tirar 32 milhões de pessoas da fome. “A gente tem que realmente apelar pra solidariedade, pra consciência e cidadania das pessoas. A Ação da Cidadania nasceu pra isso, pra chamar as pessoas pras suas consciências, e pedir essa doação, que pra ela não custa nada, mas pra quem está recebendo, às vezes salva a vida”, afirma Daniel de Souza, presidente do Conselho Ação da Cidadania, e filho de Betinho.
Aqui no RN, a campanha Natal Sem Fome será lançada neste sábado (21), com uma ação promovida em parceria com três redes de supermercados: Carrefour, SAMs e Atacadão. Voluntários estarão nas lojas em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó, arrecadando alimentos para distribuição às comunidades carentes. Hoje, a ONG abrange mais de 60 comunidades, com cerca de 4.500 famílias em situação de insegurança alimentar.
Após essa ação, as doações em dinheiro serão concentradas no site da campanha, e poderão ser realizadas até o dia 20 de dezembro. “A gente quer arrecadar a maior quantidade possível, na esperança de que daqui a pouco a gente não precise mais fazer o Natal Sem Fome e possa cuidar das outras fomes no Brasil, que infelizmente são muitas”, diz Daniel de Souza.
Lançada nacionalmente no dia 15 passado, a campanha tem como tema “A fome continua”, unida ao tradicional slogan “Quem tem fome tem pressa”. “Não podemos aceitar essa situação de fome como algo normal. A participação, mesmo que pequena de cada um, faz com que possamos tornar o Natal de muitas famílias mais feliz e cheio de esperança”, diz Cacá Barros, coordenadora da ONG Avoante, parceira da Ação da Cidadania no RN.
Autor(a): BZN