Saúde

Câncer no intestino cresce entre os mais jovens

10 AGO 2022

Foto: Ramon Andrade de Mello

Pesquisa realizada pela American Cancer Society (ACS) indica que o diagnóstico de tumores no intestino cresceu entre 1% e 2,4% por ano, desde a década de 1980, entre adultos de 20 a 39 anos.

Trata-se de uma doença que se desenvolve no intestino grosso e também é denominada de câncer do cólon e do reto.

Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) registram 40 mil novos casos de câncer colorretal por ano no Brasil. É um dos tumores mais frequentes na população brasileira, atrás apenas do câncer de pele não melanoma e dos tumores de mama e próstata. 

Recentemente, por exemplo, a cantora Simony revelou nas redes sociais que iniciou tratamento contra um câncer de intestino. 

A doença vem se manifestando cada vez mais em adultos, precocemente. Professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em Medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), o médico Ramon Andrade de Mello alerta que os "estudos mostram que as principais causas são decorrentes dos hábitos alimentares”. Ele também compõe o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e é PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal.

Pois bem

De acordo com o profissional, esse tipo de câncer tem relação direta com os hábitos alimentares da população: “Consumo excessivo de gordura e pouca ingestão de fibras, bem como o hábito de fumar e consumo de bebida alcoólica, são fatores desencadeadores desse tumor”.

Ressalta que a doença pode ser muito agressiva. “Infelizmente, uma parcela significativa dos pacientes só descobre esse câncer em estágios avançados”. Orienta que a realização de exames como colonoscopia é indicada a pacientes a partir dos 45 anos de idade.

Entre os sintomas da doença, o paciente pode apresentar sangue nas fezes, fraqueza e anemia, dor ou desconforto abdominal e perda de peso sem causa aparente. “Esses sintomas não são necessariamente de uma pessoa com câncer intestinal. Aliás, algumas outras têm aspectos parecidos, como verminose e úlcera gástrica. O importante é procurar um especialista para uma investigação melhor”, orienta o oncologista.

A prevenção deve ser feita com a prática de exercícios regulares para evitar o excesso de peso, ter alimentação saudável, com produtos in natura. “Parar de fumar e beber moderadamente devem ser outras medidas preventivas a serem adotadas”.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias