05 MAR 2025
O Carnaval de Natal tem se destacado pela valorização e pelo alto faturamento dos vendedores ambulantes. Nesta edição de 2025, a Prefeitura ofereceu um tratamento especial ao comércio informal, proporcionando suporte e apoio para aqueles que aproveitam o evento para gerar uma renda extra. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), mais de 600 vendedores ambulantes se cadastraram para atuar nos polos da folia.
Os trabalhadores foram distribuídos da seguinte maneira: 92 na Praça do Cruzeiro, 108 no Mercado da Redinha, 140 no Nélio Dias e 296 em Ponta Negra. O cadastramento foi realizado por meio de uma ferramenta móvel, permitindo um processo remoto que garantiu maior transparência e facilitou a vida dos vendedores. Além disso, os trabalhadores participaram de uma capacitação sobre boas práticas no manejo de energia elétrica em grandes eventos, realizada em parceria com a Cosern Neoenergia.
“O carnaval de Natal não traz apenas alegria, diversão e valorização cultural; a festa é um potente vetor econômico que movimenta toda a cadeia produtiva local, gerando oportunidades em todos os níveis, desde os proprietários dos grandes empreendimentos hoteleiros até os mais simples trabalhadores informais”, destacou o prefeito Paulinho Freire.
Em Ponta Negra, onde há a maior concentração de trabalhadores informais, a opinião é unânime: o faturamento tem sido o melhor dos últimos carnavais. “Esse carnaval tem sido bastante movimentado. Graças a Deus, o apurado diário tem sido excelente”, afirmou João Silva, 43 anos, que administra um carro de lanches na Av. Praia de Ponta Negra.
Autor(a): BZN