06 AGO 2025
Símbolo da cultura popular e motor da economia da Bahia, o Carnaval de Salvador deu um passo decisivo para ser reconhecido oficialmente como manifestação da cultura nacional. A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou, nessa terça-feira (5), o Projeto de Lei (PL) 4.191/2023, de autoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA). A aprovação foi terminativa, ou seja, o texto segue para sanção presidencial, a menos que haja recurso para análise em Plenário.
O relatório, elaborado pela senadora Jussara Lima (PSD-PI), foi lido em reunião pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). No parecer, a relatora destaca o alcance cultural da festa. Segundo ela, reconhecer a importância do evento é também valorizar uma manifestação que movimenta pessoas, histórias e economias.
O projeto ressalta a relevância histórica, cultural e econômica do carnaval baiano. Somente em 2025, mais de 3,5 milhões de turistas visitaram a Bahia durante o período festivo, sendo 850 mil apenas na capital. A movimentação econômica gerada ultrapassou R$ 7 bilhões, superando os números registrados em 2024 e os níveis anteriores à pandemia.
Durante a sessão, a presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE), celebrou o reconhecimento com bom humor. Ela fez referência à tradicional rivalidade com o carnaval de Pernambuco e parabenizou os baianos pela conquista legislativa.
Autor(a): BZN