Cidade

Carnaval: maior redução de violência nos últimos 8 anos

27 FEV 2020

Foto: Elisa Elsie/Ascom

Nas redes sociais postei bem sobre o que observei durante o Carnaval em Natal, e do que obtive de informações em demais cidades do RN: bravo para o estratégico esquema de segurança pública.

Muito importante: a presença do comandante-geral, coronel Alarico, em todos os polos, nos quatro cantos do Estado. Funciona como a máxima do olho do dono que engorda o gado. Incentivo ao efetivo, reforço ao trabalho. Inclusive almoçando junto com a tropa, no chamado 'bandejão'. Ao lado do comandante, uma equipe eficiente e atuante.

Importante idem: o apoio do secretário Francisco Araújo (Segurança) e da governadora Fátima Bezerra para as ações, justiça seja feita. 

Pois bem, trabalho de casa bem-feito, a Operação Carnaval este ano teve a maior redução nos números das Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) dos últimos oito anos. 

No período de 21 a 25, foram registrados 16 CVLIs, contra 26 ocorrências no ano passado - uma diminuição de 38,5%. Na série histórica, é a menor quantidade de CVLIs durante o Carnaval desde 2012, quando foram registrados 12 casos.

Na apresetação dos dados, destacou a governadora:

- Esse resultado só foi possível porque o Governo do Estado investiu nas diárias operacionais pagas a mais a 10 mil agentes de segurança pública, o que representa um investimento de mais de R$ 3 milhões.

E parabenizou:

- Saúdo todos os integrantes do nosso sistema de segurança pelo trabalho feito com planejamento, foco, seriedade e responsabilidade. Mostramos que é possível reduzir a violência. Os dados de hoje falam por si. Tivemos um carnaval de paz, o mais tranquilo dos últimos oito anos.

Palavras do secretário-coronel Araújo:

-  Cumprimos as orientações dadas pela governadora. Fizemos o planejamento e a execução das ações que resultaram em um carnaval mais seguro e tranquilo para a população.

Eis os números: 

Polícia Militar (Comandos de Policiamento Metropolitano e do Interior):

Armas apreendidas – 31

Pessoas conduzidas - 77

Carros recuperados - 33

Drogas apreendidas - 5 quilos

Polícia de Trânsito (CPRE):

Abordados mais de 6 mil veículos

Prisões - 5

Mortes em rodovias - 2020: 02. 2019: 03

Operação Lei Seca: 

Veículos abordados: 927

SEAP 

Operação Tolerância Zero: violação tornozeleiras eletrônicas - 07 ocorrências. Recaptura de foragido - uma ocorrência.

Operação saturação: 686 policiais penais realizaram revistas diárias nas unidades prisionais. 6.992 presos foram revistados em todas as 17 unidades prisionais do RN.

Polícia Civil: 

Na Grande Natal, registrou 16 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), cinco Boletins Circunstanciados de Ocorrências (BCOs), 59 Autos de Prisão em Flagrante Delito (APFD) e 269 Boletins de Ocorrências (BOs).

No interior do Estado, foram 84 TCOs, 12 BCOs, 72 APFD e 489 BOs.

Plantão da Delegacai de Atendimento à MUlher Natal e Grande Natal: 13 prisões em flagrante. Medidas protetivas - 27

Corpo de Bombeiros

O 1º, 2º e 3º Grupamento Bombeiro Militar, que atuam na Grande Natal, Mossoró e Caicó, respectivamente, prestaram 229 atendimentos ao público nos principais polos carnavalescos do Estado.

O Serviço de Atividades Técnicas (SAT) do Corpo de Bombeiros Militar do RN fiscalizou estruturas de eventos e trios elétricos em mais de 40 municípios.

No total, foram prestados 181 atendimentos na capital potiguar, sendo 61 em Ponta Negra, 37 no Largo do Buiú (Redinha), 27 em Petrópolis, 14 na Ribeira, 14 no Nazaré, 10 nas Rocas, 10 no largo do Cruzeiro, 06 no Praia Shopping e 02 no Centro Histórico. Os casos envolveram ingestão de bebidas alcoólicas, quedas de pressão, pequenos cortes e fraturas.

Itep

Acidentes de tráfego: 2020 – 07 ocorrências. 2019 – 08 ocorrências.

Exames de lesões corporais: 2020 – 149. 2019 – 146.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias