Mundo

Cena aterrorizante na Filadélfia: tranquilizante animal adicionado a drogas tem deixado zumbis pelas ruas e feridas com cheiro de carne podre

17 JUL 2023

Foto: Reprodução vídeo

Homens e mulheres sob efeitos alucinógenos com a mistura de tranquilizante animal adicionado a drogas, o que vem causando uma onda de overdoses e feridas purulentas.


Para aumentar lucros, traficantes colocam xilazina, substância barata de uso veterinário, em drogas como fentanil.


Usuários e as pessoas que trabalham com eles na Filadélfia dizem que o cheiro é de carne podre de feridas infectadas abertas. 


A necessidade de ajuda tornou-se mais urgente nos últimos três anos, à medida que o tranquilizante animal xilazina, também chamado de tranq, tornou-se uma parte maior do suprimento de fentanil nas ruas de Filadélfia, a maior cidade da Pensilvânia.


À CNN Internacionalmente, James Sherman, conhecido como Sherm no bairro de Kensington, onde já usou drogas e onde agora tenta ajudar os que ainda estão nas ruas, diz que a “xilazina pode causar feridas grandes que não cicatrizam, não importa onde você a injete e elas podem aparecer mesmo se você inalar ou fumar. Infecções são comuns e podem até levar a amputações. É literalmente a carne das pessoas apodrecendo, e você pode sentir o cheiro.”


Alerta no Brasil 


O 4° estudo divulgado pelo Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) indica que os “EUA, desde 2013, têm experienciado um aumento repentino no número de mortes por overdoses, predominantemente ocasionado pelo uso de fentanil e seus análogos”. 


Em 2021 chegaram ao recorde histórico de mais de 106 mil pessoas mortas por overdose, incluindo drogas ilícitas e opioides com prescrição. Dessas, mais de 70 mil foram ocasionadas por opioides sintéticos, representados em sua maioria pelo fentanil. As mulheres compõem cerva de 30% de todas as mortes por overdoses nos EUA.


No Canadá, “as mortes por overdose relacionadas ao uso de opioides também têm aumentado nos últimos anos, principalmente pelo uso de fentanil. Na primeira metade de 2021, o fentanil foi encontrado em 86% das amostras oriundas de pessoas que tinham morrido de overdoses relacionadas ao uso de opioides no país”.


Brasil


De acordo com o levantamento, nos últimos anos houve aumento do uso não-médico de fentanil, assim como a apreensão dessa substância com o propósito de tráfico para o mercado ilícito. A Polícia Federal fez apreensões relevantes do medicamento citrato de fentanila desde 2009.


Conclusão do estudo: 


- O fentanil se tornou uma ameaça global à saúde pública, juntamente com o uso de opioides em geral, tornando cada vez mais desafiadora a atuação de profissionais da saúde e segurança pública frente ao uso não médico dessas substâncias.



Autor(a): BZN



últimas notícias