10 MAR 2020
Os clientes dos programas de milhagem da companhia aérea estão recebendo a carta em seus e-mails.
Eis a carta enviada pelo CEO da TAP, Antonoaldo Neves:
Transportar os nossos clientes e a nossa tripulação em segurança sempre foi a nossa prioridade. Desde o surgimento do surto do COVID-19 está claro para toda a equipa que nada é mais crítico do que a saúde e segurança das nossas pessoas e de todos os nossos clientes. Por isso importa partilhar todo o trabalho que é feito numa base diária e em tempo real, à medida que a situação evolui.
OS NOSSOS AVIÕES SÃO SEGUROS
Para além da rigorosa higiene e limpeza de rotina dos nossos aviões e espaços de trabalho, temos implementado procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para o coronavírus COVID-19, utilizando produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), com as especificações de segurança aeronáutica e dos fabricantes dos nossos aviões.
Queremos que saiba que os aviões da TAP estão equipados com um sistema de reciclagem do ar vertical que renova totalmente o ar da cabine com alta frequência, a cada 2/ 3 minutos, vinte vezes numa hora. Este sistema, vertical, funciona por secções de 5 filas de bancos o que garante ar fresco em todas as zonas do avião, ao mesmo tempo e com a mesma qualidade.
Este sistema utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) idênticos aos utilizados nos blocos operatórios. Estes filtros conseguem extrair 99,999% dos vírus mesmo mais pequenos, incluindo vírus com apenas 0,01 micrómetro. Os vírus da família coronavírus têm uma dimensão entre 0,08 e 0,16 micrómetro, portanto prontamente filtrados pelos filtros HEPA, por seções e a cada 2/3 minutos.
TEMOS TRIPULAÇÕES TREINADAS PARA ATUAR NA SUA PROTEÇÃO
As tripulações TAP estão, permanentemente, treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infetocontagiosa a bordo, onde se inclui o COVID-19 e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito.
Estes procedimentos seguem rigorosamente as melhores práticas a nível internacional, conforme definidas pela International air Transportation Association (IATA), Organização Mundial da Saúde (OMS) e DGS, em cada momento. No âmbito do surto do COVID-19 a comunicação e formação com os Tripulantes foi significativamente reforçada, bem como a articulação com a Unidade de Cuidados de Saúde (UCS) da TAP e todos os intervenientes na operação para que o seu voo seja seguro.
TEMOS ESPECIALISTAS A BORDO
Através da nossa Unidade de Cuidados de Saúde (UCS), um serviço médico com mais de 30 anos de experiência em saúde e aeronáutica, implementamos em tempo real as recomendações da OMS e dos Centers for Disease Control europeus e norte americanos, bem como do Medical Advisory Group da IATA, com quem temos um relacionamento de longa data.
Estamos em contacto diário com as organizações nacionais e locais de saúde, com as autoridades da Aviação civil e aeroportuárias e com as nossas pessoas da linha da frente, tripulações, manutenção e engenharia, catering, limpeza e outros ground services.
Ativámos o nosso plano de contingência de atuação face a doenças infetocontagiosas, logo em janeiro, e desde então temos a organização em permanente estado de alerta e a atuar de acordo com os procedimentos a cada caso e a cada momento.
Estamos aptos a atuar de modo adequado, antes, durante e depois do voo.
OFERECEMOS MAIOR FLEXIBILIDADE E CONFIANÇA NAS SUAS RESERVAS COM A TAP
Queremos que reserve e viaje com confiança e com flexibilidade. Pode consultar as nossas políticas implementadas e ajustadas no âmbito das circunstâncias excecionais do surto do COVID-19 aqui.
Estamos a atualizar em permanência toda a informação disponível no Flytap e nas redes sociais para que tenha sempre acesso às últimas informações e reforçámos os nossos Contact Centers para que possamos sempre apoiar.
Queremos que saiba, que toda a equipa TAP está fortemente empenhada em conter o surto e em garantir que viaje com segurança, confiança e flexibilidade.
É em momentos como estes, que me sinto profundamente grato e orgulhoso pela paixão, profissionalismo e dedicação das nossas pessoas e pela confiança e lealdade dos nossos clientes.
Deixo também a recomendação de que tome conta de si e dos seus, seguindo pequenas ações, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, como as mais eficazes no nosso dia-a-dia.
✓ Lave as mãos regularmente
✓ Cubra a boca e o nariz, ao tossir e espirrar, com o cotovelo
✓ Se estiver doente evite o contacto com pessoas
✓ Evite o contacto com pessoas infetadas
Muito obrigado e conto vê-lo a bordo, onde pode viver o compromisso diário que assumimos consigo.
Antonoaldo Neves
CEO TAP Air Portugal
Autor(a): Eliana Lima