Economia

Cervejaria em Natal registra crescimento de 129,25% em 2021

14 OUT 2021

Foto: Divulgação

Para comemorar os números e os dois anos de parceria entre Natal e Goiânia, a Oktos promove a festa ‘Bobeira’, no próximo dia 23 de outubro, em sua sede (Espaço Oktos, vizinho ao Hotel Imirá, na Via Costeira), com duas horas de chope grátis e show de Marcelo Falcão (ex-Rappa)

Assim como no resto do Brasil, o mercado de cerveja artesanal no Nordeste tem crescido muito nos últimos anos. De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, divulgado em abril deste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os estados com maior crescimento no número de cervejarias foram Piauí, com 200%, e Paraíba, com alta de 60%. Pioneiro no mercado de cervejas artesanais na região, Pernambuco continua na liderança do ranking nordestino, mas o Rio Grande do Norte já começa a se destacar.

A Cervejaria Oktos Natal é um bom exemplo do crescimento no mercado potiguar. A marca surgiu de uma fusão entre a Cervejaria Continental e a Oktos Goiânia. Com investimento em inovação e modernização, a fábrica natalense ampliou de 8 para 60 mil litros de chope por mês, a partir de outubro de 2019. E só no Rio Grande do Norte, registrou um crescimento de 129,25% em 2021, mesmo com a pandemia. Atualmente, a Oktos Natal está presente em diversos pontos comerciais da região Nordeste. 

Além da fábrica em Natal, a cervejaria possui uma unidade fabril em Imperatriz-MA e por meio de seus distribuidores está presente em 11 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Festa ‘Bobeira’

E para festejar o crescimento exponencial no mercado nordestino e os dois anos da parceria Natal-Goiânia, a marca promove no próximo dia 23 de outubro, em sua sede (Espaço Oktos, vizinho ao Hotel Imirá, na Via Costeira), a festa 'Bobeira'. 

O evento começa às 15h e as primeiras duas horas será distribuído chope de graça. Além dos DJs Jopin, Pri Oliveira, Flávio Alvarez, e da banda potiguar Alphorria, o evento terá a participação especial do ex-cantor do Rappa, Marcelo Falcão. 

Os ingressos estão sendo vendidos em três lojas da Ótica Diniz - Midway, Natal Shopping e Petrópolis - ou pela internet, no site ou aplicativo da OutGo: https://www.outgo.com.br/. A promoção é da Viva Promoções e Agência Oxigênio.

Mercado de cerveja representa 1,6% do PIB brasileiro

No Brasil, segundo dados do MAPA, o estado com mais cervejarias registradas continua sendo São Paulo, com 285 estabelecimentos, alta de 18,2% em relação a 2019. Entre os municípios, o destaque em 2020 ficou para Ribeirão Preto (+50%) e São Paulo (+44%). O número de municípios com cervejarias chegou a 609, com crescimento de 5% em 2020.

Terceiro maior produtor de cerveja do mundo, o Brasil está atrás apenas de China e Estados Unidos, segundo uma pesquisa publicada em 2020 pelo Barth-Haas Group. E de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja - CervBrasil, o setor representa 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), com faturamento de R$ 100 bilhões a ano e geração de 2,7 milhões de empregos. A produção de cerveja bateu os 14 bilhões de litro no ano passado, com 1.383 cervejarias registradas, segundo a CervBrasil.

Pela primeira vez, todos os estados registraram ao menos uma cervejaria. Em 2020, foram catalogadas 204 novas cervejarias e outras 30 cancelaram seus registros, o que representa um aumento de 174 cervejarias em relação ao ano anterior, alta de 14,4%.

Autor(a): Aura Mazda



últimas notícias