Mundo

China anuncia tarifas de 34% aos EUA em resposta a sanções de Trump

04 ABR 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A China anunciou nesta sexta-feira (4) a imposição de tarifas de 34% sobre todas as importações dos Estados Unidos (EUA) a partir de 10 de abril. A medida é uma retaliação direta às novas sanções comerciais impostas pelo presidente Donald Trump, que ampliou a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Nessa quarta-feira (2), Trump determinou que os EUA aplicassem a mesma taxa de 34% sobre todas as importações de produtos chineses, aprofundando ainda mais as tensões comerciais entre os países.

Em resposta, a Comissão de Tarifas do Conselho de Estado da China afirmou que a decisão dos EUA "não está de acordo com as regras do comércio internacional" e representa uma "prática típica de intimidação unilateral", prejudicando os interesses chineses.

Desde sua volta ao poder em janeiro, Trump já havia implementado duas rodadas de aumentos tarifários de 10% sobre as importações chinesas. Segundo a Casa Branca, as sanções seriam uma tentativa de conter o fluxo de fentanil ilícito vindo da China para os EUA. Com a nova medida, a taxação total sobre produtos chineses chega a 54%, número acima das previsões de analistas e com potencial de afetar cerca de meio trilhão de dólares em comércio bilateral.

Além do aumento tarifário, a China também incluiu 11 empresas americanas na sua "lista de entidades não confiáveis", o que afeta principalmente fabricantes de drones. O governo chinês ainda impôs controles de exportação a 16 empresas dos EUA, restringindo o acesso a itens chineses de dupla utilização.

Autor(a): BZN



últimas notícias